Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
14 de outubro de 2010, 13h47

Lola: “Os reaças nunca vão mudar de lado. Por que nós mudaríamos?”

Lola escreve um texto de classe média para classe média. Vale a pena ler e refletir e na hora de votar levar em conta tudo que ela argumenta aqui.

Trecho do Escreva Lola

(…) Minha vida é privilegiada, e eu não voto pensando em mim. Ficarei bem com qualquer governo, assim como sobrevivi numa boa aos oito anos de FHC. A classe média, que adora se fazer de sacrificada, gosta também de fingir que um governo a afeta, mas não é o que acontece. Seja lá quem ganhar, quem é de classe média continuará tendo plano de saúde, pagando escola particular pros filhos, contando com segurança privada no condomínio fechado, andando de carro, e fazendo mil e uma coisas que não dependem do Estado. Porque a gente pode, e a gente já enraizou tanto que o que vem do Estado não presta, que não vai fazer diferente. Mas tem gente que depende integralmente do governo, e nem estou falando no Bolsa-Família (que, milagrosamente em época de eleição, virou unanimidade nacional. Os reaças, que passaram os últimos sete anos falando mal do programa, agora são tão a favor que até disputam sua paternidade, e juram dobrá-lo!). Sei que é difícil a gente sair um pouquinho da nossa zona de conforto e pensar nos outros, mas vamos fazer o esforço de lembrar do pessoal que tem uma vida muito, muito mais dura que a nossa. E que seriam novamente varridos pra debaixo do tapete num governo do PSDB/DEM, um governo que notoriamente não dá a mínima pros pobres.

O país melhorou muito nesses últimos anos. Sei que quem é jovem não tem muito como comparar. Mas acredite então na imprensa internacional, que finalmente pôs o Brasil no mapa e diz que o futuro chegou, que o gigante adormecido acordou. Os reaças juram que todas essas matérias são pagas, que o Le Monde, por exemplo, é um jornal francês estatal, puxando o nosso saco pra nos vender helicópteros. E a sensação geral aqui no Brasil de quanto o país está melhor é pura desilusão coletiva. Os 80% de popularidade do Lula é só porque a gente gosta da barba dele. Pois é, eles acham que o país está no fundo do poço e nos chama de bananas (pra não mencionar os nomes piores), e somos nós é que não temos noção?

Há todo um projeto que está em jogo. Talvez as lindas tabelas do Ilustre Bob ajudem a comparar melhor dois governos muito diferentes.

Não avançou tanto quanto a gente queria? Claro que não! Mas voltar atrás neste momento é entregar todas as conquistas nas mãos deles, e permitir que acabem com elas. Olha, pra mim muda pouco. Nunca mais terei um reajuste salarial, óbvio, e a verba pra universidade onde trabalho praticamente desaparecerá. Mas eu sobrevivo. (…)

Trouxe apenas um trecho sem o começo e sem o final do texto. Leia o texto na íntegra no blog da Lola, vale cada parágrafo.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum