Lula: "Não queremos apenas colorir os prédios para tirar fotografia"

Escrito en BLOGS el

"Não queremos respeitar a aparência, queremos respeitar a dignidade do povo pobre que mora no Pelourinho, em Salvador" Lula.

Quando de fato os patrimônios históricos são recuperados, com raríssimas exceções, seus antigos habitantes-- geralmente o povo mais pobre ocupante dessas áreas antes deterioradas--, são expulsos e, no seu lugar, bares, lojas, bancos e outras instituições privadas ocupam as casas restauradas. Lula promete que, desta vez, na recuperação do Pelourinho, as coisas serão diferentes:

A recuperação do centro antigo da capital baiana vai receber R$ 627 milhões e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. Antes da cerimônia no Praça Thomé de Souza, onde foi montada infraestrutura para receber a população, o presidente Lula visitou o Palácio Rio Branco, ao lado do Elevador Lacerda, totalmente recuperado dentro deste programa de obras dos monumentos históricos. O presidente ficou bastante impressionado com o trabalho desenvolvido pelos técnicos que resultou na restauração integral no prédio.

No discurso, Lula voltou a lembrar dos jovens ao informar que 176 mil jovens puderam conquistar uma profissão por meio do programa Próximo Passo, destinado a beneficiários do Bolsa Família, e sugeriu aos empresários e prefeitos que contratem esses formandos em suas obras.

Para ouvir a íntegra do discurso acesse o Blog do Planalto