Mais de mil jovens marcham para denunciar o sistema político e o governo Alckmin

Escrito en BLOGS el
Foto: Conceição Oliveira, Brasília, fevereiro de 2014 Mais de mil jovens marcham para denunciar o sistema político e o governo Alckmin

Nesta quarta-feira (26), a juventude de São Paulo volta às ruas para lutar por uma mudança urgente do atual sistema político e um por um governo estadual que atenda as reivindicações da juventude.

Com o tema “Com um novo Sistema Político: #NãoVaiTerAlckimin”, o ato da Jornada de Lutas da Juventude em São Paulo se concentrará às 12h, no vão do MASP. O ato terminará na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Do MASP, milhares de jovens saem em marcha em direção ao centro de São Paulo, às 14, para protestar contra a má qualidade do metrô, pela paralisação das ETEC’s e FATEC’s, pela repressão policial que a juventude da periferia vive cotidianamente e pela falta de avanço na lei das cotas raciais.

Leia mais: Jornada da juventude promete radicalizar as lutas desse ano, afirma Raul Amorim (http://www.mst.org.br/node/15885) Para as organizações, as péssimas condições do metrô do Estado de São Paulo é conseqüência da má administração dos sucessivos governos tucanos à frente do governo, envolvidos em denúncias no esquema de superfaturamento de licitações no Metrô paulista e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Plebiscito pela Constituinte Em junho de 2013 a juventude de todo o Brasil protagonizou manifestações que questionavam as atuais instituições políticas e explicitavam a necessidade de mudanças profundas no sistema político brasileiro. A juventude tomou às ruas para exigir que os direitos básicos, como saúde, educação e transporte fossem atendidos pelo governo.

As mobilizações colocaram diante de um verdadeiro desafio, como modificar o atual sistema político construído durante o período ditatorial?

Diante disso, diversos movimentos sociais, partidos políticos, organizações da sociedade civil estão construindo neste ano o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

Jornada Nacional de Lutas da Juventude A mobilização faz parte da Jornada de Lutas da Juventude, quando diversas organizações de jovens de todo o país realizam uma série de mobilizações entre os dias 26 de março a 9 de abril.

Serão duas semanas de luta, em que milhares de jovens em todo o Brasil saem às ruas exigindo o financiamento público da educação, contra o extermínio da juventude, por trabalho decente, pela democratização da comunicação e pela Reforma Agrária Popular.

A jornada teve início ano passado, com mobilizações em 17 estados. Este ano, 42 entidades de diferentes seguimentos dos movimentos sociais de juventude se unificaram em torno da jornada.

Entre os movimentos presentes, estarão o MST, Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), União da Juventude Socialista (UJS) Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), dentre outros.

Informações à imprensa: Laryssa Sampaio (11) 9 7024 -1269 Luiz Felipe Albuquerque (11) 9 9690-3614