Marco Cals: "Eu chamo TODOS meus amigos (independente de idade, raça ou classe social) de MACACA"

Escrito en BLOGS el

O modelo e ator Marco Antonio Arcoverde Cals me encaminhou um e-mail em resposta ao post: Alê Peixoto: Miss Leila Lopes e o racismo no Facebook, publico-o, abaixo.

Miss Universo 2011, a angolana Leila Lopes.

Atualização: A jornalista Fabiana Moraes me manda um link de um post que destaca algumas mensagens de um site internacional com mensagens em português e inglês. O site se define como 'nacionalista branco' e possui adeptos de Adolf Hitler. As mensagens publicadas sobre a vitória da angola Leila Lopes compararam a ganhadora do título de mais bela do mundo a uma “macaca”, 'filha de King Kong'.

Notas do Maria Frô: Alê Peixoto é uma mulher, Marco Cals ao se referir a ela usa 'ele', porque possivelmente se confundiu com o uso do diminutivo que Alexandra adota em suas contas nas redes sociais.

O Maria Frô considera o uso do termo macaca/macaco para se referir ou dirigir-se alguém, em qualquer contexto, um uso inapropriado e pejorativo.

Nós, a espécie humana, não descendemos dos macacos modernos. Nossa linhagem e a linhagem dos macacos tiveram um ancestral comum há cerca de 5 milhões de anos. Depois disso a linhagem dos macacos modernos evoluiu e dela nasceram diferentes espécies como a dos chimpanzés, orangotangos, gorilas e a linhagem dos hominídios evoluiu também e dela nasceram os humanos modernos como nós. Por isso não podemos dizer que os macacos modernos são nossos ancestrais.

Fonte da Imagem: álbum de fotos do perfil do modelo e ator no Facebook.

Olá.

Eu sou o dono da declaração e queria explicar que esse post foi printado totalmente fora de contexto.

Eu chamo TODOS meus amigos (independente de idade, raça ou classe social) de MACACA (sim, no feminino) com carinho por serem pessoas divertidas e que eu gosto. Meus amigos sabem disso há anos e acredito que ter que optar por OUTRO apelido apenas pras pessoas de cor... isso sim seria descriminação racial.

Eu JAMAIS em TODA a minha vida chamei QUALQUER negro de macaco para ofender. Até porque, pra mim, essas questões de racismo são absurdas já que TODOS viemos do macaco e somos humanos iguais. E eu sempre lutei em prol dos direitos iguais. Quem me conhece sabe disso.

Porém... esse post foi "printado" por um usuário do facebook que eu não quis adicionar na minha relação de amigos e que deu sorte/azar de ler um post meu que foi colocado como público erroneamente pelo site causando, assim, essa tempestade em copo d'água. Foi uma atitude prconceituosa DELE, no fim das contas, pois eu NUNCA encarei dessa forma e ele nem mesmo veio me perguntar o porque desse post. Inclusive, eu apenas ELOGIEI a menina o tempo INTEIRO reclamando apenas do cabelo (que tem uma característica que eu acho feia assim como em VÁRIOS brancos) mas que ela resolveu de um ótimo jeito, ficou LINDA e ganhou. Tanto que a comparei com uma Barbie Black Label (que são as Barbies + caras de todas e limitadas e exclusivas e tal) e disse que irá lutar pelas classes (raça, mulheres de classe e etc).

O problema TODO foi um ignorante ler um post pessoal meu e resolver criar caso para aparecer.

Se algum negro se sentiu ofendido, acho uma pena, pois não deveriam. Ser preto, ou branco ou amerelo... não interessa. As pessoas são bonitas pelo o que elas são e pelo que acreditam e lutam. Esse que me denunciou, por exemplo... pra MIM... é uma pessoa feia. Não se levanta falso testemunho sem antes dar direito de réplica ao acusado.

Será que o mundo vai continuar rodando/girando e as questões continuam as mesmas? Raça, credo, sexualidade... não deveriam ser + questões no século 21, concorda? Somos MUITO + que isso. Pelamordedeus! :)

Espero que tenha entendido a minha posição. Qualquer coisa... só me procurar por e-mail.

Muito Obrigado

Marco Cals

Atualização 2: Informei ao Marco que publicaria sua resposta (acima)

Marco, publicarei, mas esclareço: 1) Não é o cara, a Alê é Alexanda; 2) Você tem de rever seus termos, macaco/macaca é por demais depreciativo, dito publicamente e no contexto que foi dito, associando com o termo 'vassoura' para falar do cabelo afro foi deveras infeliz. 3) mais de 7 mil pessoas acessaram este post e os angolanos estão (com razão) muito bravos com seus comentários. abraço Segue os esclarecimentos do Marco Cals:

1) Desculpe, mas a pessoa que começou tudo isso se chama JOÃO. Um cara que queria ser adicionado por mim no facebook e eu não aceitei e me pareceu uma rixa pessoal acima de qualquer coisa. (...)

2) Sobre o termo MACACA... veio de MACACA DE AUDITORIO e era uma brincadeira entre AMIGOS. Nada tinha a ver com o termo depreciativo usado no Brasil. Porém, como chamo TODOS amigos de MACACA (indiferente de cor e etc)... não seria RACISMO ter que dar um apelido diferenciado para pessoas por raça??? Entende? EU SIM não fui racista uma vez que usei a MESMA expressão para uma negra que uso para TODOS OS MEUS AMIGOS de QUALQUER raça. Obviamente que fora de contexto ficou um post HORROROSO e eu adimito isso e hora NENHUMA foi essa a minha intenção. Por isso mural de rede social eu mantenho FECHADO para amigos que possuem o mesmo código de vocabulário que eu. Foi uma infeliz coincidência esse post ter sido publicado na mesma semana que o facebook abriu meu mural sem eu saber.

3) Acredito que estejam mesmo.

Atenciosamente,

Marco Cals

Leia também: Alê Peixoto: Miss Leila Lopes e o racismo no Facebook

Caso de preconceito de classe e racismo em Caruaru: Empresário de Caruaru chama frequentadores de shopping de ‘gente baixa’, favelados e fedidos ___________ Publicidade // //