Metade de toda a água subterrânea potável está na Amazônia e as madeireiras ameaçam populações ribeirinhas

Escrito en BLOGS el
Hoje Agência Brasil publicou a seguinte matéria:

Amazônia concentra metade da água subterrânea potável

2/06/ 2011 
A região conhecida como Amazônia Legal, que ocupa cerca de 59% do território nacional, concentra quase metade de toda a água subterrânea potável do país (45%), sendo as maiores reservas localizadas no Amazonas, em Mato Grosso e no Pará. Mas essa não é a única riqueza que compõe o subsolo amazônico. Por ser formado predominantemente (66,8%) de rochas sedimentares, originadas a partir da alteração, erosão e deposição de qualquer outro tipo de rocha, as camadas abaixo do solo também têm potencial para a exploração de combustíveis fósseis, como petróleo e gás. De acordo com o estudo Geoestatísticas de Recursos Naturais da Amazônia Legal, divulgado hoje (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  “há boas perspectivas de acumulação dessas substâncias nas rochas sedimentares das bacias costeiras do Maranhão, Pará e Amapá, além de reservas de gás natural no município de Capinzal do Norte (MA)”. Ainda nas áreas de rochas sedimentares, o documento indica que há possibilidade de serem encontradas jazidas de calcário, utilizáveis tanto na agricultura quanto na produção de cimento; sal-gema e gipsita, fontes de gesso para a medicina e a construção civil; e anidrita, fonte de sulfato e cálcio. Apesar de ter menor potencial metálico, minerais desse tipo e pedras preciosas podem ser encontrados na região. Depósitos de ouro, cassiterita e diamante também são comuns. O estudo revela ainda que na região da Amazônia Central, que se estende do sudeste do Pará ao norte de Roraima e ao noroeste do Amazonas, estão concentradas as rochas ígneas, provenientes da consolidação do magma - massa rochosa do interior da terra em estado de fusão –, com tendência à formação de jazidas de metais nobres, como o ouro, e de minerais industriais, como a cassiterita. Somente o Pará abriga 51,9% das rochas ígneas da Amazônia Legal, seguido pelo Mato Grosso (14,2%). É também no estado do Pará que ocorrem as maiores concentrações (37,3%) de outro tipo de rocha, as chamadas metamórficas, que têm potencial como fonte de ouro primário. Elas são propícias ainda à formação de jazidas minerais de uso industrial, como ferro e manganês, e de sulfetos de cobre, chumbo e zinco. São também fontes de material para construção civil, como brita e rochas ornamentais.
No FaceBook recebo da minha xará a seguinte informação:

Tenho uma amiga educadora, que esta implementando um projeto de arte- educação no Amazonas e que me informou que a situação esta muito difícil por lá por causa das madeireiras que estão avancando sobre os povos ribeirinhos e ameaçando-os com sua presença ostensiva. Seu grupo de trabalho também se sente ameaçado. E ela  me pede alguma forma de contato com alguém de peso nesta área e também que ajude a divulgar este vídeo em todos os espaços possíveis.

O Tupana corre o sério risco de ser devastado por uma madeireira. Suspeitamos que eles usam documentos falsos e corrompam pessoas dentro de órgão públicos. Usam do manejo florestal sustentável e da venda de créditos florestais para mascarar sua ilegalidade. Os ribeirinhos dependem da boa saúde da floresta para sobreviver.  Se você conhecer alguém que possa nos ajudar, algum contato ou mesmo algo a dizer, envie para nosso email e nos ajude a preservar nossa floresta.

Assista o vídeo e ajude a divulgar, quem sabe consigamos sensibilizar nossos parlamentares que votaram o famigerado Código Desflorestal, que além de aumentar a violência no campo, com a morte de 5 ativistas em uma semana, dão carta branca para os desmatadores avançarem sobre os povos da floresta.

rio tupana - amazônia em perigo from casa do rio on Vimeo.

____________ Publicidade //