Millor Fernandes: Brasil, país comunista

Escrito en BLOGS el

Adorava quando criança/adolescente ler a coleção Para gostar de ler e nela um dos meus autores prediletos era Millor Fernandes. Ficamos mais tristes hoje e menos sabido com a partido de Millor.

Segue uma crônica enviada pelo amigo e professor Romualdo Portela que lembra:

"A morte de Millor é o passamento de um dos grandes escritores e críticos da sociedade brasileira. Recordo-me ainda adolescente de ter lido esta impagável lista que mostrava que o Brasil era um país comunista. Divirtam-se, como gostaria ele."

Brasil País Comunista

Falava-se muito no perigo comunista para o Brasil,  mas esse perigo não existe mais. Pois o Brasil já é  um país comunista. Provo-o em dez itens: I - Os homens públicos falam sem nenhuma propriedade. II - A mudança da capital para Goiás mostra que o Governo caminha  decididamente para a esquerda. III - O preço que atualmente se paga por essas obras de arte  automobilísticas chamadas Cadilaques, Mercedes e Rolls Royces, exige  sacrifícios tais que bem demonstram que o brasileiro é um adepto  fervoroso da arte dirigida. IV - A tremenda corrida imobiliária e a construção de incontáveis arranha-céus levou os operários a alturas que nunca alcançaram em  outros países. Conseguimos a verdadeira ascensão do proletariado. V - Os assobios, ditos e discussões quando passa pela rua um bom  "material", mostram que a maior parte dos homens brasileiros é  materialista e dialético. VI - A totalidade das medidas governamentais causam "revolução permanente". VII - País cheio de sol e praias, aqui todo trabalho é trabalho forçado. VIII - A corrida desenfreada de cento e sessenta candidatos à  Presidência da República, aplicando todos os golpes possíveis e  imagináveis, mostra que os líderes brasileiros já se convenceram de  que "o fim justifica os meios". IX - O fato dos proletários terem de criar seus inúmeros filhos sem  nenhuma assistência ou amparo oficial mostra que o Estado brasileiro  aceita plenamente a tese marxista "o trabalhador tem direito ao  resultado total de seu esforço". X - Como provam as crônicas especializadas, o país tem uma sociedade  totalmente sem classe.

 O Pif-Paf / O Cruzeiro / 1955