Morte violenta, crime banal: negros e pobres desrespeitados em vida e na morte

Escrito en BLOGS el

Ando sem ver a TV Record desde sua campanha contra o material didático anti-homofobia. Mas Marcos Santos (@do_exilio) me chamou a atenção para esta nova série da TV Record: Morte Violenta, crime banal.

O primeiro capítulo da série é do jornalista Rodrigo Vianna (@rvianna do Escrevinhador). Vale a pena acompanhar ao longo desta semana, exibida no Jornal da Record.

A série retratará a violência em cinco capitais brasileiras. No primeiro capítulo da série, gravada em São Paulo, a partir da morte do trabalhador Jorge, de 33 anos, Rodrigo Vianna mostra o perfil das vítimas da polícia.

Jovem, negro e morador da periferia, Jorge foi assassinado pelo policial civil Svend Valentim após, a princípio, uma briga de trânsito. O desrespeito ao cidadão continuou mesmo após sua morte: do momento do crime até que o corpo fosse enterrado foram 37 horas. A vítima quase foi enterrada como indigente apesar de estar com todos os documentos. O criminoso, o policial civil, foi investigado pela Corregedoria. O caso foi solucionado, mas entidades de direitos humanos denunciam que muitas vezes os registros policiais trazem mentiras para proteger policiais que matam. Confira abaixo o primeiro capítulo da série:

________ Publicidade