MPL em debate: o movimento é anti-petista?

Escrito en BLOGS el

No Facebook  jovens ironizam o discurso conservador sobre as manifestações. As ironias são engraçadas e inteligentes.

"Tudo bem reunificar as Alemanhas, acho legal, uma boa causa, vale o protesto. mas depredar o muro é demais né, vandalismo perde a razão." Luiz Felipe Abreu

"Legal essa revolução francesa, mas pô pichar a bastilha não né!" Guilherme Parzianello

"Abaixo o quadro conhecido erroneamente como "A liberdade guiando o povo".  O nome original era "Conclamando os cidadãos de bem a protegerem o patrimônio público"

Os memes também fazem uma excelente crítica ao mostrar como este discurso reacionário é além de hipócrita colonizado:

Meme do Facebook, via Viomundo

Eles tem razão, os discursos contra as manifestações da juventude no Brasil tem matriz, carimbo, registro de nascimento na direita. Vimos na última sexta de modo exemplar na fala do promotor classista que trata os tribunais como se fossem feudos como ele se referiu aos manifestantes:

Mas desde ontem meus amigos petistas que como eu apoiam o Movimento Passe Livre estão indignados.  E com razão, porque a direita que odeia o PT chama os manifestantes de "bugios", "filhos da puta", "petistas de merda". A direita nunca tem dúvida sobre quem são seus inimigos.

Acho que está na hora dos coletivos que se agregam no guarda chuva do Movimento Passe Livre fazer uma ampla avaliação das ações do movimento.

A meu ver não é inteligente perder apoio e este apoio é amplo na blogosfera, inclusive de senhorinhas petistas como esta blogueira que vos escreve que votou no Haddad, que defendeu a sua candidatura e vem defendendo e defenderá o direito da juventude, dos pobres, dos negros, das mulheres, do povo de se manifestar nas ruas sem apanhar da polícia, sem ser encarcerado, processado e silenciado. Mas insisto: não é inteligente partidarizar um movimento especialmente considerando que uma boa parte que os apóia e dele participa são  'petistas de merda'.

Quem fez isso e com qual propósito? Depredar sedes de partidos de história popular, progressista, de esquerda sempre foram ações de fascistas, historicamente grupos que fazem isso foram sempre brigadas fascistas. Não se depreda propositalmente sedes de partido, de nenhum partido.

Trago o discurso de um dos  'petistas de merda' que como eu desde sempre apoiou o Movimento Passe Livre: "vivemos oito anos de desmandos com a cidade feitos pela gestão Serra/Kassab... incêndios criminosos e não apurados em favelas, enchentes de três meses no Jardim Pantanal (nas manifestações na frente da prefeitura quase morri pela reação alérgica ao spray de pimenta), professores apanhando, especulação imobiliária pesada, rolo compressor na Câmara, aumento de tarifas, escândalos da Controlar, caso Hussein Aref etc., e nada disso mereceu uma pichação sequer num muro contra o PSDB. É no mínimo um dado curioso...bastou um aumento de tarifa em 6 meses de gestão Haddad, pra ocorrer depredação do diretório nacional do PT."

A depredação da sede do PT é uma ação fascista sim e espero que o MPL se posicione fazendo mais que lavar as mãos. Mas confesso que minhas questões são anteriores a depredação da sede do PT Nacional. Minhas críticas ao movimento foram feitas antes da depredação de ontem, quando recebi esta nota  que reproduzo abaixo (os comentários em vermelho são meus):

O Movimento Passe Livre (MPL) acredita que apenas com a população se organizando e saindo às ruas para lutar é possível reverter o aumento da tarifa. Será a força popular, e não a boa vontade de nossos governantes, que transformará a realidade. (Nisso estão corretos)O MPL não é o dono das mobilizações contra o aumento. (Verdade também) Esta é uma luta ampla e popular com uma reivindicação única, clara e simples: a redução da tarifa de ônibus de R$3,20 para R$3,00. (OPA! e os trens e metrô?  e a qualidade do transporte público?   e a tarifa zero?)  É isso que exigem as pessoas que saem para protestar nas ruas.O MPL está disposto a discutir esta única demanda. Para isso, na manhã desta terça-feira (11/06), o MPL protocolou na Prefeitura um pedido de reunião com o prefeito em exercício para quarta-feira e com pauta única: a REVOGAÇÃO DO AUMENTO. (Ok,  o MPL tem todo o meu apoio, mas e os TRENS da CPTM, o que há de mais abominável no transporte público???? podem continuar caros e horríveis? E o Alckmin que está apavorando com a repressão policial, associado a uma parcela do judiciário com altíssimas fianças pra intimidar manifestantes vai ficar tranquilo sem pressão?)Nesta reunião, não aceitaremos qualquer proposta que não atenda a reivindicação da população nas ruas. Enquanto a tarifa não cair, a luta continua. (Complicado isso, né moçada como assim vai reunir e não aceita negociar, pra que se reunir?????)Movimento Passe Livre - São Paulo (MPL-SP)

Mandei questões como estas para os meninos e meninas do MPL que há alguns anos me colocaram em sua lista de comunicação.

Gostaria realmente de ouvi-los sobre as colocações que com alguma legitimidade faço ao movimento, já que sou usuária de ônibus, metrô e trem; acho que temos de nos mobilizar sim e temos de repudiar a barbárie da repressão policial sobre as manifestações.

Mas partidarizar este movimento é enfraquecê-lo, reduzir as reivindicações do movimento a abaixar a tarifa apenas do ônibus sem discutir preços das tarifas do transporte público nas mãos do governo do estado (metrô e trens da CPTM) e, principalmente, sem discutir a qualidade destes transportes é não apenas enfraquecer o movimento, mas tirar seu grande significado e propósito: pôr em debate a mobilidade urbana desta cidade tão cruel a todos os habitantes, mas especialmente cruel a seus moradores mais pobres.

No aguardo de respostas do MPL.

LEIA TAMBÉM:

A representação de Nacle contra Zagallo no Conselho Superior do Ministério Público: “Ainda há Advogados em São Paulo”

Promotor Zagallo já afirmou em documentos que “ladrão tem de ir para o inferno” e que os homossexuais são abertos a ‘experiências ardentes’

Corregedoria Nacional do MP também instaura reclamação contra o promotor que fez incitação ao crime no Facebook

MP abre processo contra promotor que incita crime na rede sugerindo que a PM matasse manifestantes do MPL

Promotor sugere no Facebook que PM atire em manifestantes do Movimento Passe Livre que ele arquivaria inquérito!

MPL: “se a tarifa não baixar, a cidade vai parar”

Nota pública do Movimento Passe Livre sobre a luta contra o aumento

Nota à Imprensa: Movimento Passe Livre de São Paulo

Denúncia: Polícia impede que manifestantes presos do Movimento Passe Livre falem com seus advogados

Movimento Passe Livre: #ExisteAumentoemSP

Renato Rovai: “A revolta é de jovens. E muitos pobres. E com raiva. E isso ninguém me contou. Eu vi.”

Aos que querem desqualificar a luta da juventude por uma cidade de direitos

Sérgio Bruno: Ao promotor Zagallo, de colega para colega