Na China caboverdiana se fala criolo!

Escrito en BLOGS el

Já estive em dois países africanos que foram colonizados por portugueses.

Moçambique percorri de ponta a ponta e em Cabo Verde junto com uma das equipe do Nova  África exploramos três ilhas, três capitais e várias cidades. Em ambos países, o português é língua da escrita e da leitura, língua oficial dos documentos, dos letrados, mas mesmo esses, ao falarem entre si, falam a língua materna.

Em Moçambique fala-se Maconde, Macua, Ronga, Sena, Tsonga, Suaíli etc. em Cabo Verde o Criolo e suas variações de acordo com cada ilha.

Hoje entrevistamos um jovem chinês de Hei Bei, província chinesa próxima a Beijing. Xu Shuai vive há 4 anos em Mindelo, capital da Ilha de São Vicente. Ele tem uma loja que vende muitos produtos vindos da China e até do Brasil. Tem três funcionários caboverdianos com quem aprendeu criolo!

[caption id="attachment_2084" align="aligncenter" width="480" caption="Xu Shuai, 22 anos, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. Foto: Conceição Oliveira, 2010."][/caption]

Conclusão: parece que os únicos países que falam português no mundo são Portugal e Brasil e mesmo assim, os caboverdianos e também moçambicanos nos reconhecem rapidamente como bem diferentes dos portugueses e nos dizem, "brasileiros falam Brasileiro, gostamos do falar Brasileiro!

Quanto a Xu Shuai não pretende voltar para a Hei Bei, já se sente um chinês-criolo e está bem feliz em São Vicente,  nós  compreendemos, é só permanecer um pouquinho por aqui para entender a sua escolha.

PS. E quando será que Cabo Verde tornará oficial o Criolo?