Na pagina de um veículo impresso, como na tela da tv ou do cinema, tudo é calculado, nada é por acaso

Escrito en BLOGS el

Do leitor Chaostikka, uma breve leitura semiótica da disposição de três fotos na página de um certo jornal. 

Repare na foto dos três candidatos: além de estar no meio (a posição de diferenciação, onde os outros dois são coadjuvantes), o enquadramento de Serra é mais fechado, ou seja, ele aparece maior que os outros dois. Repare como há espaço entre o rosto de Russomanno e de Haddad e o corte da foto. Serra aparece no que se chama de "imagem sangrada", ou seja, ele não cabe dentro da foto, reforçando a idéia de grandeza. Isso sempre se acentua quando a foto é acompanhada de outras. Em revistas isso é primordial: não se pode colocar uma pessoa ao lado da outra fora de escala. A não ser que seja de propósito...

Russomano olha para Serra, ou seja: quem olha para Russomanno instintivamente busca em seguida a direção para onde ele olha. A foto de Haddad mostra uma expressão confusa, perdida, distraída. Serra por sua vez sorri, recurso clássico para buscar confiança e empatia.

Sao recursos básicos que se aprende na escola de comunicação.

Mas para o leitor mais cético, coloco duas coisas: se era para ser neutro, uma mera representação dos personagens, porque não usar a foto de campanha de cada um, que mostra sempre o melhor de cada um (portanto uma posição neutra)? Mas o veiculo argumentaria que procura retratar a situação: simula a reação imaginaria de cada candidato à pesquisa. Interpretação jornalística. Certo. Então por que Russomanno não se mostra austero com a queda? E mais, por que dirige o olhar a Serra?

Por fim, funcionando ou não, estas escolhas denunciam a intenção do jornal, ciente deste tipo de recurso de linguagem. Na pagina de um veículo impresso, como na tela da tv ou do cinema, tudo pode ser calculado, portanto tudo É calculado. Nada por acaso.

*Chaostikka é formado em Comunicação Social e PhD em cultura digital, em comentário neste post aqui: O que mais a Folha fará para ajudar Serra e sacanear a cidade de São Paulo e a nós que aqui vivemos?

  Leia também: Memória: Folha e suas pesquisas

O que mais a Folha fará para ajudar Serra e sacanear a cidade de São Paulo e a nós que aqui vivemos? ______________ Publicidade // //