#Na varanda com o ministro @padilhando

Escrito en BLOGS el

Como expliquei aqui o #navaranda é um podcast levado a cabo pelo @emerluis, @cesaraovivo, @gutocarvalho e @fernandoike. De tempos em tempos esses meninos se juntam na sacada (varanda) do apartamento do Emerson e com poucos recursos e muita criatividade fazem um programa ao vivo e depois disponibilizam o áudio.  Na maioria das vezes o programa conta com a participação dos internautas a partir de perguntas enviadas pelo twitter.

O convidado para o bate-papo do #navaranda da última terça-feira, 14/09,  foi Alexandre Padilha, Ministro da Secretaria das Relações Institucionais.

Além dos meninos que fazem frequentemente o podcast #navaranda @emerluis, @cesaraovivo, @gutocarvalho e @fernandoike, estavam presentes a @carineroos,  @JeMMacedo, @srtabia e eu :) Carine e Jéssica se preparando para tweetar o #navaranda

#navaranda rolando. Reparem o microfone no centro da mesa e a câmera presa à parede.

O ministro Padilha, no twitter - @padilhando -, juntamente com o ministro Paulo Bernardo são muito respeitados pelos twitteiros. Ambos sabem manejar muito bem essa ferramenta: respondem a todos, compartilham informações, são ministros que representam bem a relação republicana estabelecida entre cidadãos e homens públicos no governo Lula.

Já havia me encontrado com o ministro Padilha duas vezes: ele passou no encontro dos Blogueiros Progressistas e nos encontramos também no lançamento da TVT. Mas não havia tido a oportunidade de ouvi-lo, conhecer com maior profundidade sua trajetória política e institucional, especialmente, o seu trabalho na Secretaria das Relações Institucionais.

Padilha me surpreendeu positivamente. Ele tem uma longa militância no Partido dos Trabalhadores iniciada ainda no movimento estudantil e como médico infectologista,  na saúde pública.

É um ministro jovem: na terça-feira ele estava comemorando 39 anos de vida e parece ter fôlego e disposição para longas jornadas de trabalho.

É antenado com as novas tecnologias, faz bom uso das mídias sociais, percebe o potencial da comunicação direta que ele, enquanto ministro, estabelece com os cidadãos brasileiros conectados. Fala com propriedade sobre as principais questões do país, os desafios e realizações do governo Lula. Uma delas foi refletir sobre a necessidade da implementação do Plano Nacional de Banda Larga que realmente possibilite inclusão digital para que deste modo todos possam efetivamente se comunicar, produzir conteúdo, ter acesso à diversidade de informações presentes na rede.

Padilha respondeu todas as questões que fizemos e as que foram feitas por usuários do twitter. Durante nossa conversa ele explicou como o governo Lula conseguiu estabelecer uma relação de cooperação entre o governo federal e prefeitos, independente da coloração partidária, falou sobre o seu trabalho na construção destas relações institucionais com as prefeituras e ainda com os governadores e o Congresso.

Durante o bate-papo o ministro faz um balanço dos avanços mais significativos deste governo. Discorreu sobre as eleições, respondendo questão de internautas sobre o preconceitos de classe e gênero nas campanhas eleitorais, falou de suas expectativas para o próximo governo, falou sobre educação, pré-sal, metas e compromissos de um do próximo governo com a possível vitória de Dilma Rousseff.

De tudo que ouvi e tenho algum conhecimento, discordo de sua empolgação em relação à aprovação do Estatuto da Igualdade Racial. A meu ver a versão aprovada foi tão desfigurada de sua versão original que temos pouco a comemorar. Infelizmente, não tive tempo de trazer esta discussão de volta à conversa.

De todo modo, ouçam o bate-papo. Não é uma entrevista, o podcast não tem esta pretensão e não havia jornalistas na varanda do Emerson.

Quem assistiu pela twitcam ou ouviu o áudio ao vivo se surpreendeu positivamente como nós e também consideraram importante um ministro dispor do seu tempo livre, na noite de seu aniversário, para conversar com pequenos blogueiros e twitteiros.

O ministro Padilha chegou por volta das 20H na casa do Emerson e depois de passar cerca de uma hora conosco, tinha agenda a cumprir. Ainda bem que é jovem, eu estaria exaurida sem pique para tocar o barco.

Longa vida, Padilha e muito fôlego para continuar seu trabalho, mostrando que é possível governar de modo republicano.


O Alê Porto fez um html para eu postar o áudio no Maria Frô, clique no triângulo e ouça :) O áudio também pode ser ouvido aqui ou  em Padilhando no #navaranda.

Aqui, no final da entrevista, Padilha conta-nos um causo que me permitiu fazer mais uma pergunta antes de ele experimentar fandangos na 'casa de nerd'.

Para entender a parte técnica do podcast binaural (algo inédito em termos de podcast), leia estes posts aqui e aqui.

O Emerson Luis também explicou como seria o programa #navaranda com o @padilhando aqui e aqui.