Não percam: dia 23/06, às 20:30m, TV Cultura - Documentário do Jornalista Luiz Carlos Azenha

Escrito en BLOGS el
"LUTA NA TERRA DE MAKUNAIMA"
(SOBRE DISPUTA POR TERRA EM RORAIMA, VAI AO AR NO DIA 23, na TV Cultura, às 20:min

(Luiz Carlos Azenha, Vi o mundo- Publicado em 16 de junho de 2008 às 13:02)

soldado.jpg

Fiz a foto acima diante do hotel em que ficamos hospedados em Pacaraima, cidade brasileira que fica em Roraima, na fronteira entre o Brasil e a Venezuela.

É de um soldado da Guarda Nacional, encarregado de fazer a escolta da tropa durante exercícios que eles fazem de manhã pelas ruas da cidade.

A precaução se justifica: os moradores de Pacaraima repudiam a presença de autoridades federais, que acusam de interferência indevida nos assuntos de Roraima.

Mas, antes de me aprofundar no tema, devo desculpas aos leitores do site e àqueles que se tornaram leitores do meu blog no Terra Magazine.

Li atentamente os comentários deixados aqui nas últimas semanas, inclusive daqueles que lamentaram o aparente "abandono" do Viomundo.

Explico: quando fui convidado pela TV Cultura de São Paulo para fazer um documentário em Roraima imaginei que daria conta de atualizar o site na estrada, em lanhouses ou com meu laptop, como já fiz em outras viagens.

Porém, a conexão em Boa Vista - a capital de Roraima - era muito lenta.

Fora dela, então, não houve qualquer oportunidade de ter acesso à internet.

Além disso, depois de 12 horas diárias de gravação todos nós estávamos exaustos.

O Leandro Guedes ficou encarregado de aprovar os comentários e devo a ele meu agradecimento público.

Tendo em vista que minha rotina de viagens deverá continuar - especialmente com a aproximação das eleições americanas - estou estudando uma forma de evitar que o "abandono" do Viomundo se repita.

Quanto ao blog no Terra, decidi com meu amigo Bob Fernandes que seria melhor descontinuá-lo - ficando aberta a possibilidade de que eu volte a colaborar com a revista eletrônica no futuro.

O documentário da TV Cultura chama-se "Luta na Terra de Makunaima" e vai ao ar no próximo dia 23, às 20h30m.

Nas últimas semanas estive envolvido na gravação e no apoio à edição, que é feita por uma equipe da emissora paulista, sob o comando do jornalista Aldo Quiroga.

Em Roraima, ouvimos os principais personagens envolvidos na disputa: o prefeito Paulo César Quartiero; o filho dele, Renato; os líderes do Conselho Indígena de Roraima e Joênia Wapixana, a primeira advogada indígena do Brasil. Visitamos tanto o centro de formação de lideranças indígenas como as fazendas de produção de arroz. Também falaram representantes do Ibama, do Incra e da Funai - o prefeito Quartiero identifica os três órgãos federais como parte do "tridente do diabo".

É óbvio que, como repórter, recolhi impressões pessoais sobre a viagem, que pretendo dividir com vocês aqui no site. Uma das constatações é de minha própria ignorância sobre Roraima e o longo processo de demarcação da Raposa/Serra do Sol, que começou em 1977. Embora a maioria dos brasileiros só tenha se dado conta da disputa agora, ela é antiga e já causou muita violência e sofrimento.

Nos próximos dias escreverei mais amiúde sobre tudo o que vi e testemunhei em Roraima. Abrirei espaço no site para que os leitores opinem sobre o assunto e sobre o documentário. Conto com vocês para disseminar essa informação: ele vai ao ar no próximo dia 23, às 20h30m, na TV Cultura de São Paulo.