Nelio Costa: Mais uma falha da Folhasp em BH

Escrito en BLOGS el

Do Facebook de Nélio Costa

Mais uma falha da Folhasp. Não satisfeita com o episódio da capa diferenciada para MG, a falha de sp ainda apronta mais essa.

 Após questionamentos e críticas, Data Folha é obrigado a admitir que aceitação de Lacerda cresceu apenas entre eleitores de renda mais alta.

Nota do PT (via Ruda Ricci)

“A utilização de critério que não acompanham a realidade do universo de eleitores da capital mineira para totalização e apresentação do resultado da pesquisa eleitoral apresentada ontem pelo Instituto Data Folha demonstra o quanto este instrumento de aferição da vontade do eleitor pode ser manipulado”, denunciou um integrante do Ministério Público Eleitoral.

Diante desta constatação e da eminente abertura de inquérito para apura a possível fraude praticada, o jornal “Folha de São Paulo” noticiou nesta quarta feira (12), que o prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), cresceu 14 pontos apenas entre os eleitores com renda entre cinco e dez salários mínimos e Patrus Ananias (PT) avançou mais entre os eleitores com renda de até dois salários mínimos (quatro pontos).

Lacerda cresceu também quatro pontos entre os eleitores com renda acima de dez salários, 3% do eleitorado da capital. Nesse grupo, Patrus caiu quatro pontos. E no grupo com renda de cinco a dez salários, 6% do eleitorado, o petista caiu seis pontos. Entre os mais pobres, que representa 85 % do eleitorado de Belo Horizonte, Patrus cresceu, enquanto Lacerda caiu cinco pontos no grupo com renda até dois salários. No grupo seguinte, de três a cinco salários, o petista oscilou positivamente três pontos.

“Se mantido a tendência de crescimento e queda, levando-se em consideração o verdadeiro universo (estatístico) do eleitorado de Belo Horizonte, mesmo se Lacerda estiver hoje na frente da pesquisa, a reversão deste quadro é eminente, pois 4% de 85% representam número maior de votos que 14% de 6%”, conclui.

Estaríamos diante de um novo “Caso Proconsult”?

Em BH, Lacerda cresce mais entre eleitores de renda mais alta PAULO PEIXOTO, DE BRASÍLIA,  Folha

12/09/2012 - 19h13

O prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), cresceu 14 pontos entre os eleitores com renda entre cinco e dez salários mínimos.

Já Patrus Ananias (PT) avançou mais entre os eleitores com renda de até dois salários mínimos (quatro pontos).

Os resultados aparecem na pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (12), que mostra ainda que os dois principais candidatos à Prefeitura de BH oscilaram positivamente na intenção de votos geral em relação à pesquisa do fim de agosto. Lacerda oscilou três pontos; Patrus, um ponto. O prefeito tem 49% das intenções de voto, contra 31% de Patrus. Os demais candidatos somam 5%. Nesse cenário, o prefeito seria reeleito no primeiro turno.

Lacerda cresceu também quatro pontos entre os eleitores com renda acima de dez salários. Nesse grupo, Patrus caiu quatro pontos. E no grupo com renda de cinco a dez salários, o petista caiu seis pontos.

Entre os mais pobres, porém, Patrus cresceu, enquanto Lacerda caiu cinco pontos no grupo com renda até dois salários. No grupo seguinte, de três a cinco salários, o petista oscilou positivamente três pontos.

Desde que começou a campanha no rádio e na televisão, o discurso da campanha petista enfatizou a ideia de que Patrus trabalha prioritariamente pelos mais pobres, dando ênfase ao seu trabalho como responsável pelo principal programa social do governo federal, o Bolsa Família.

Essa ideia foi muito difundida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos 12 dias em que participou intensamente da campanha. E nesta semana isso tem sido reforçado em participações da presidente Dilma Rousseff.

Considerando a escolaridade do eleitorado, o petista perdeu seis pontos entre os que têm curso superior, enquanto o prefeito cresceu cinco pontos nesse grupo.

No grupo que tem ensino fundamental, Patrus cresceu três pontos, e Lacerda, um ponto.

_______________ Publicidade // //