Nem só de ogrices sexistas vivem as revistas femininas: Viva a TPM!

Escrito en BLOGS el

Esta semana foi realmente difícil: primeiro a propaganda da Devassa racista e sexista, que merece uma verdadeira devassa: "apuração minuciosa de ato criminoso mediante pesquisa e inquirição de testemunhas; processo que registra as provas desse ato".

Não é possível que em pleno século XXI publicitários sem noção continuem reproduzindo estereótipos do Brasil escravocrata.

Depois, uma escola de inglês sem noção manda um release publicitário sem noção para as redações e revistas com colunistas sem noção que fazem textos sexistas e de uma maneira ou outra estimulam o turismo sexual entre jovens, adolescentes heteros e homo.

Print do Cache da Escola de inglês que teve a idéia sem noção. Dica do @ALuizCosta. A página foi deletada. Foi o caso da Nova Abril, de Época e da Mix, vergonha alheia.

Será que essas 'colonistas' como diria PHA, que estimulam a caça aos gringos, sabem que a infecção por HIV aumentou entre as adolescentes?

O Ministério da Saúde, inclusive, foca este grupo ao fazer sua campanha de prevenção no carnaval deste ano:

Ainda bem que não só de ogrices sexistas vivem as revistas femininas. A leitora Carla M, indica dois links interessantes da revista TPM que não caiu no conto do release publicitário sexista travestido de aprendizado cultural de outro idioma.

A Jaqueline Amaral no Blog TPM desvenda o release da escola de inglês sem noção:

Ilustração de Tereza Bettinardi

"Ok, ok, como já dizia Nelson Rubens, é bacana e necessário aprender um novo idioma, mas essa de decorar frases para abordar gringos na balada parece coisa de panfleto vendendo as maravilhas de Copacabana (@ REFLITÃO! :-S)"

E a Nina Lemos faz uma carta aberta aos 'gringos', reproduzo abaixo a versão em português.

Aprendam, Época e Nova Abril (e Mix para os homos) ao invés de favorecerem tanto a relação mercadológica da mídia entre mídia-empresa e empresas, é possivel fazer revistas inteligentes e divertidas sem ser sexista, criminosamente mercadológicas e nos fazer sentir tanta vergonha alheia.

Carta aberta aos gringos que vêm pular Carnaval no Brasil Em português e inglês, conselhos úteis para os estrangeiros não pagarem mico no Brasil

Por: Nina Lemos, na Revista TPM

Nada é mais insuportável do que um estrangeiro que pensa que no Carnaval todas as brasileiras são putas. E que, além de tudo, fica bêbado e queimado feito um camarão. Por isso, escrevemos esta carta aberta para os turistas. Se você vai receber algum amigo na folia, mande para ele por e-mail!

Se você é gringo e está vindo passar o Carnaval no Brasil, seja bem-vindo. Sabemos que há anos vocês sonham com a praia de Copacabana, com aquelas mulheres lindas (e todas, sem exceção, peladas) e litros de cerveja e caipirinha. Você é bem-vindo. Principalmente porque sua viagem melhora a economia do país. E também porque adoramos conhecer pessoas de outras culturas. E sabemos que a maioria de vocês é superlegal. Por isso mesmo, espalhamos para vocês esta carta aberta.

Não queremos que vocês virem a caricatura do gringo deslumbrado com o Carnaval, um tipo insuportável que paga dezenas de micos e acha que aqui é a terra da uva. Que todas nós somos gostosas que vivem por aí sambando sem trabalhar e que, claro, estamos dispostas a dar para vocês. NÃO É NADA DISSO. Somos moças normais. E, se quisermos dar para vocês, exigimos respeito. Não pensem que no Carnaval “vale tudo”.

Também é bom ter noção do ridículo na hora de se fantasiar. Existe fantasia legal e fantasia patética. Tipo, aqueles chapéus com um copo de chope em cima são horrorosos.

A última parte desta nossa carta aberta é um alerta em relação ao sol. Ele queima. Se você não passar protetor solar O TEMPO TODO, você vai virar um pimentão. Além de doer, você vai ficar ridículo. Tomar sol e virar pimentão é o mesmo que sair na neve de camiseta. Uma coisa que jamais faríamos.

Com os votos de um bom Carnaval.