No Brasil governado pelo PT desigualdade cai, em São Paulo governada pelo PSDB não!

Escrito en BLOGS el
“Eu acho que o povo de São Paulo cansou de esperar”, afirma Lula Durante o Encontro de Vereadores do PT Paulista, ex-presidente destacou a necessidade de preparo para 2014, falou do papel da mídia em episódios como a Ação Penal 470 e afirmou que o PT nunca esteve tão perto de uma vitória no estado de São Paulo Por Aline Nascimento - Portal Linha Direta 7/12/2013

A cidade de Itupeva sediou o Encontro de Vereadores do PT Paulista na tarde dessa sexta-feira, dia 6. Parlamentares de todo o estado se reuniram para debater a conjuntura política e os desafios das eleições de 2014. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso de pouco mais de 40 minutos e destacou a preocupação da oposição: “Eu acho que eles têm medo da gente ganhar o estado mais importante da nação. Eles devem pensar: com o dinheiro que tem aqui, se esses caras fizerem em São Paulo o que fizeram no Brasil, nunca mais a gente volta”.

Lula lembrou que ganhar uma eleição em São Paulo não é tarefa fácil e que ele mesmo foi o primeiro candidato do PT ao cargo, ainda na década de 80. No entanto, deu seu recado ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha – nome da sigla para a disputa do próximo ano. “Padilha, você tem que entender que pode ser o cara”. E completou: “Sem ser nenhum profeta: nunca estivemos tão próximos de ganhar as eleições de São Paulo como estamos hoje”.

Antes de concluir sua fala, Lula pediu para a militância e os quadros petistas se prepararem para o embate do próximo período e frisou que a imprensa dá luz a questões “o emprego do Zé Dirceu no hotel, mas não fala nada do helicóptero com meia tonelada de cocaína” apreendido na última semana nas proximidades do Espírito Santo.

O ministro Padilha focou sua fala nas ações já realizadas em âmbito nacional e que podem ganhar força no estado com uma parceria entre governos, como já é o caso do Mais Médicos. “Até março, os 2.500 médicos solicitados no Programa serão atendido, teremos médicos e mais médicos nos municípios. [...] O ponto mais estruturante do Mais Médicos é dar ao jovem brasileiro e à jovem brasileira a oportunidade de abrir mais vagas em cursos de Medicina. De várias cidades que pediram o curso, 16 foram atendidas”, afirmou a citar todas elas uma a uma.

Ela chamou a atenção para a importância da atuação dos vereadores nos municípios brasileiros: “Vocês são a expressão viva que o PT sabe ganhar uma eleição no estado de São Paulo. Não tem eleição mais dura que a de vereador e vereadora. Não é fácil você discutir, convencer. E o enfrentamento que vocês fazem é a expressão que o PT aprendeu e sabe ganhar eleição em todo estado”, concluiu.

Edinho Silva, em seu último evento oficial à frente do PT São Paulo, frisou que a unidade possibilitou à sigla chegar ao nome do Padilha muito antes do tempo convencional e que esse era o início de uma caminhada para pavimentar a vitória do partido no estado. Fala complementada pelo presidente eleito, Emidio de Souza, que citou a reeleição de Dilma. “Precisamos resgatar aquele velho coração do PT, nossa velha maneira de fazer do PT. Consolidando Dilma nossa presidenta da República”.

A mesa conduzida pelo secretário de Assuntos Institucionais (Seai) do PT-SP, Iduigues Martins, contou ainda com o prefeito anfitrião Ricardo Bocalon, que falou da emoção em receber a atividade e o presidente Lula. “O senhor é a fonte inspiradora para nós. Ensinou-nos a respeitar, não subestimar, estar no meio da população. (…) O senhor nos ensinou que governo se faz ao lado do povo e não apartado dele”. Além dele, a vereadora de Várzea Paulista, Sueli do Yakult, a coordenadora da macro Guarulhos Marisa de Sá, o senador Eduardo Suplicy, deputados estaduais, federais e lideranças.