No canal público da Dinamarca, o programa de televisão mais sexista e asqueroso da história

Escrito en BLOGS el

Chocada com a delcaração da diretora Sofia Fromberg: "agora as mulheres podem entender o que os homens pensam sobre o corpo delas”. E o que me interessa o que qualquer homem pensa sobre o meu corpo? Como se o gosto masculino fosse único - é uma redução também do homem a um consumidor sem noção.

Outra coisa que gostaria de saber, porque o programa não passa num canal privado, onde o vale tudo por audiência dá margem para qualquer tipo de absurdo. É uma emissora pública!! Eles não tem um conselho para determinar o conteúdo, como em todo canal público que se preze? Qual é o seu estatuto? Como pode essa editora machista defender essa humilhação impunemente?

Rafinha Bastos e Danilo Gentili devem estar se martirizando agora. Tipo: "como é que a gente não pensou nisso antes". A moda reacionária não é exclusividade da tevê brasileira.

TV pública da Dinamarca exibe show com mulheres nuas para homens “analisarem” seus corpos

No horário nobre da emissora, até mesmo idosas são avaliadas; programa é considerado o mais machista da história

Por Dodô Calixto, em Opera Mundi

A mulher entra em uma sala escura. Sentados, dois homens esperam até que ela tire a roupa. Entre sorrisos e gargalhadas, os dois começam a analisar o corpo da mulher. Dos pés a cabeça, durante alguns minutos, os homens destacam os pontos "negativos e positivos". “Isso agrada os homens”, dizem, concluindo se a mulher é (ou não) “bela”.

Esse é roteiro do polêmico programa Blachman, exibido semanalmente no horário nobre da TV pública da Dinamarca (Dr TV). Diversos meios de comunicação da Europa e os próprios dinamarqueses tratam o programa como o mais machista da história.

A acusação de observadores de Diretos Humanos é na forma como as mulheres são tratadas – como objetos. As protagonistas ficam em silêncio em todo o programa e não podem responder às “análises”. As convidadas escutam comentários como “esse é o tipo de peito que o homem quer”. Reprodução twitter @blachman Mulheres permanecem em silêncio durante toda a análise; diretor acredita que formato é "revolucionário"

O apresentador e diretor Thomas Blachman se defende dizendo que o programa tem um caráter revolucionário, pois pretende discutir a estética do corpo feminino sem permitir que a conversa seja “pornográfica ou politicamente incorreta”.

“Agora as mulheres podem entender o que os homens pensam sobre o corpo delas”, afirmou o diretor ao jornal Daily Mail.

Muitos telespectadores reagiram com indignação ao programa. Os dinamarqueses acusam o show de humilhar as mulheres que participam da “análise”. Existem movimentos nas redes sociais que pedem a retirada imediata de Blachman do ar.

Em vídeo divulgados pelo portal LaSexta, mulheres de diferente idades aparecem nuas sendo analisadas por Thomas Blachman e um amigo – sempre um convidado novo ajuda o apresentador. A cena que mais impressiona é uma mulher idosa também ouvindo as críticas.

A diretora da emissora, Sofia Fromberg, defende o projeto dizendo que é do interesse feminino conhecer qual é o desejo masculino: “Para ser bem sincera, qual é o problema disso?”, indaga.