Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
07 de agosto de 2013, 17h24

“Nós temos sido muito tolerantes com a violência no Brasil, talvez porque as principais vítimas sejam os jovens negros nas periferias”

A afirmação acima é da professora Silvia Ramos da Universidade Cândido Mendes e não é gratuita: no Brasil para cada cem mil habitantes se mata mais de 150 jovens negros. Este número é 5 vezes maior que na Colômbia e 15 vezes maior que nos EUA.
Estes são alguns dados do especial da TV Brasil exibido em 2011 sobre a situação da população negra no Brasil contemporâneo.

123 anos depois da abolição da escravatura, o número de brasileiros que se declara preto ou pardo é maior do que o de brancos: o Brasil tem se assumido como um país negro também.

O tema deste episódio do programa O Caminhos da Reportagem é a situação do negro no Brasil através de números que mostram como ainda é preciso superar a desigualdade de renda e de acesso à educação, a pobreza, a violência e encarar de frente o preconceito.

Dando início às comemorações da Semana da Consciência Negra (2011), o programa vai mostrar a violência e a indignação cantadas no rap de Salvador, histórias de superação de famílias e um porteiro que abraçou os livros e hoje é desembargador. E, ainda, um menino de rua que se tornou professor, uma editora de livros que investe na temática afro e o grupo de teatro Olodum, companhia que cria espetáculos a partir da tradição, histórias e temática negra.
Reportagem: Luciana Barreto
Edição: Isabelle Gomes
Produção: Vivian Carneiro e Laine Fabrício.
TV Brasil.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum