Nota em defesa da liberdade de pesquisa no Brasil

Escrito en BLOGS el

O prof. Marcos Garcia, UFSCar-Sorocaba, está sofrendo processo em função do resultado de pesquisa realizada sobre os hospitais psiquiátricos da região de Sorocaba.

Abaixo a mensagem do professor explicitando o ocorrido e indicando blog onde podemos subscrever a Nota em defesa da liberdade de pesquisa no  Brasil.

Prezado(a) pesquisador(a),

**** **

Sou professor doutor da Universidade Federal de São Carlos e venho por meio desta mensagem divulgar um precedente perigoso de tentativa de cerceamento à liberdade de pesquisa no Brasil. Trata-se do processo de indenização aberto contra mim pelos hospitais psiquiátricos privados da região de Sorocaba pela divulgação de pesquisa que investigou os óbitos ocorridos nestes hospitais. A apresentação detalhada do ocorrido encontra-se no blog http://liberdadepesquisa.blogspot.com/

** **

Gostaria de pedir para aqueles solidários ao ocorrido que subescrevam "“NOTA > EM DEFESA DA LIBERDADE DE PESQUISA NO BRASIL”, cujo texto diz:

"VIMOS POR MEIO DESTA MANIFESTAR NOSSA PREOCUPAÇÃO EM RELAÇÃO AO PROCESSO MOVIDO PELOS HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS PRIVADOS DA REGIÃO DE SOROCABA CONTRA O PROF. DR. MARCOS R V GARCIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) PELA DIVULGAÇÃO DE PESQUISA QUE INVESTIGOU OS ÓBITOS OCORRIDOS NESTES HOSPITAIS.

TRATA-SE DE UM PRECEDENTE PERIGOSO DE TENTATIVA DE CERCEAMENTO À LIBERDADE DE PESQUISA EM NOSSO PAÍS, POIS PODE LEVAR À ABERTURA DE PROCESSOS SEMELHANTES CONTRA PESQUISADORES CUJOS RESULTADOS DE PESQUISAS CONTRADIGAM INTERESSES ECONÔMICOS DE EMPRESAS PRIVADAS.”

** **

Até este momento inicial as seguintes Associações Científicas e professores já a subescreveram:

-ABRASME (Associação Brasileira de Saúde Mental)

-ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social)

-ABRASCO (Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva)

- Kelen Cristina Leite – Professora adunta (USFCar)

- Viviane Melo de Mendonça - Professora adunta (USFCar)

- Geraldo Tadeu de Souza – Professor adjunto (UFSCAR)

- Marcos Francisco Martins – Professor adjunto (UFSCAR)

- Teresa Mary Pires de Castro Melo - Professora adunta (USFCar)

- Fabrício Nascimento - Professor adjunto (UFSCAR)

- Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira - Professora adunta (USFCar)

- Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira - Professora assistente (USFCar)

- Alissandra Nazareth de Carvalho - Professora assistente (USFCar)

** **

Peço manifestações de apoio à nota pelo e-mail [email protected]. Os apoios recebidos serão publicizados em blocos no referido blog.

** **

No caso do apoio de professor e/ou pesquisador, solicito que seja enviado o nome, o cargo (ex: professor adjunto , doutor, etc) e a Universidade ou Instituto de Pesquisa ao qual pertence.

** **

O apoio de Doutores, Doutorandos, Mestres e Mestrandos também é muito bem-vindo. Neste caso solicito que seja informado o nome, a área do referido curso de pós-graduação e a instituição onde foi ou está sendo desenvolvida.

** **

Agradeço imensamente também o eventual apoio institucional de Associações Científicas, Grupos de Pesquisa, Programas de Pós-Graduação, Departamentos e congêneres que desejem subescrever a nota.

** **

Finalmente, agradeço a ajuda daqueles que se disponibilizarem em disseminar esta mensagem para seus contatos.

Cordialmente,

Prof Dr Marcos R V Garcia

UFSCar-Sorocaba

Publicidade