O fotógrafo Davi Ribeiro sintetiza a Marcha com Deus (sic), Família e blablabla com uma única foto

Escrito en BLOGS el
Foto Davi Ribeiro em seu Facebook

Atualização: AOS DESCEREBRADOS QUE DORMIRAM NA ÚLTIMA DÉCADA

Por: Conceição Oliveira

Vendo a foto fantástica clicada pelo Davi Ribeiro fico pensando, não há espírito democrático em mim que consiga respeitar estes babacas.

Neste post aqui relembrei um milímetro da trajetória de superação de minha mãe e hoje que o post voltou à tona, lembrei-me de como eu e Elisabeth Fernandes de Sousa encontramos forma de nos alimentar durante o período da universidade. Eu disse alimentar. Filhos de trabalhadores sem qualificação que ousaram dizer não à exclusão histórica que as políticas totalitárias da ditadura e do neoliberalismo nos impuseram. Dissemos não a elas e entramos na USP. 

Em 1984, inflação na casa dos 80%, meu pai dois anos desempregado e eu, mesmo dando aulas na Educação de Adultos da prefeitura de São Paulo, fiquei 3 meses sem receber salário. 

Se não fosse a Beth dividir o bandeijão da USP comigo eu teria uma refeição por dia. Avalio o Brasil que temos hoje. Quando Lula assumiu a presidência disse: se eu garantir que todo brasileiro faça 3 refeições por dia ficarei feliz. Só quem já passou fome sabe o valor disso.

Comparo o Brasil de hoje com o Brasil da minha infância e juventude. Não há medida de comparação quando em uma década se tira 30 milhões da linha da miséria e pela primeira vez possibilita a esses trabalhadores a entrada no mercado de consumo. Não há comparação quando focamos as políticas públicas de inclusão feitas na última década voltadas especialmente para as mulheres, à população negra e para os jovens, especialmente na educação e saúde. Não há. Todas as críticas que se façam aos governos Lula e Dilma não podem negar esses ganhos.

Esses imbecis amestrados pela grande mídia não conhecem história, absolutamente nada da história do seu país. Não dá, de modo algum, para retroceder e negar os avanços que o Brasil passou na última década, nem com toda ginástica de má-fé que a grande mídia faz diariamente lavando o microcérebro desses descerebrados.

Vocês não são só ignorantes, vocês são desumanos, vocês negam a barbárie da ditadura militar, a morte, a prisão, a tortura e o exílio de trabalhadores e jovens que lutaram pela democracia, essa que permite que vocês dêem esse vexame histórico saindo às ruas para pedir golpe militar! Vocês não têm nenhum deus no coração. Qualquer religião que se preze não despreza a solidariedade para os mais necessitados.

Vocês fazem parte do que temos de pior na classe média que queria ter nascido nos Estados Unidos, que lê Veja, Folha e assiste Globo e têm Sheherazade como ~jornalista~. Vocês têm como ídolo homofóbicos do naipe do pulha do Bolsonaro. Vocês são uma piada de mau gosto.

Deixem de ser imbecis, amor a pátria pressupõe amor a todos os que dela fazem parte: negros brancos, indígenas, héteros, homos, transgêneros, criança, idoso, dependente de crack, juventude negra.

Amor cristão não tem nada a ver com pactuar com a barbárie, negar o horror dos tempos sombrios dos porões da ditadura que dilacerou vidas e famílias inteiras que ainda sofrem sem poder enterrar seus mortos.

Vocês me dão um misto de pena e asco. Pena pela ignorância crassa, asco porque vocês com sua ignorância monstruosa apoiam o que há de mais cruel: um regime que nega a liberdade de pensamento. 

Agradeçam por ter uma presidenta que sabe o que é ser vítima de torturadores e sabe o valor caro da liberdade de pensamento. Agradeçam o republicanismo de Dilma Rousseff, suas figuras tristes.

Leia também

Adriano Diogo: 50 anos do golpe Lembranças de arrepios e lágrimas