O IG passa a faca no conversa afiada

Escrito en BLOGS el
Azenha noticiou em primeira mão em seu blog Vi o mundo que o IG tinha rompido o contrato com PHA e tirado seu blog do ar.
Veja alguns dos artigos aqui.

Quase três horas depois às 20:59 o ombudsman do IG, ainda atônito, dá satisfação aos leitores:

O iG rompe com o Conversa Afiada

O leitor do iG foi surpreendido hoje, entre 16h15 e 16h30, com a retirada do ar do site “Conversa Afiada”, de Paulo Henrique Amorim. Oficialmente, a assessoria de imprensa do iG informa que “o contrato foi rescindido pelo iG e que todas as cláusulas rescisórias foram atendidas”.
Diz o iG que vem fazendo uma reestruturação do portal, o que inclui “a rescisão de contratos desvantajosos para a empresa”. Era o caso do site de Paulo Henrique Amorim, o qual, segundo o iG, não trazia “receita nem audiência”. Essa é, em essência, a manifestação oficial do iG.
Este ombudsman já criticou e elogiou o trabalho de Paulo Henrique Amorim no iG. O estranho é testemunhar a ruptura súbita, sem aviso anterior ou posterior aos leitores, afetando um site notoriamente controvertido.

Cobranças dos leitores

Mensagens de mensagens de internautas surpresos e confusos cobram maiores explicações do iG.
O leitor José Lima faz a pergunta óbvia:” O Paulo Henrique Amorim não escreve mais no IG? Não encontrei o blog dele hoje no site. Se isso é verdade, não deveria ter sido comunicado pelo IG aos leitores?”
A leitora Rosemeire Lima mostra-se surpresa: “Levei um tremendo susto quando acessei o iG hoje e não achei o "Conversa Afiada". o que aconteceu? Vocês o tiraram do ar? O PHA parou com o iG? Espero que estejam passando somente um problema técnico e amanhã já se resolva, mas mesmo isso deveria ter sido comunicado pelo iG. O Conversa Afiada é um dos poucos espaços da mídia brasileira em que se pode ler notícias e opiniões que não foram manipuladas pela grande máquina que algema e amordaça os meios de comunicação brasileiros. O Brasil precisa de democracia e isso só se faz com Imprensa realmente Livre e não com papagaios e macaquinhos prontos para repetir baboseiras e bater palmas para toda a besteira que um grupo de pessoas que dominam os meios de comunicação quer. Democracia é liberdade de opinião, é direito a discordar, é o sagrado direito do povo de cobrar dos que estão no poder honestidade e seriedade. O iG com seus Blogs, (Mino Carta, PHA, e Luís Nassif) é um dos poucos espaços onde ainda se respira democracia. Por favor, não cortem mais esse espaço, pois do jeito que estamos vamos chegar ao triste momento em que teremos que começar a ler os jornais internacionais para saber o que se passa pelo Brasil.”
Ou ainda o leitor Roberto Monico Júnior, que diz “O que o IG fez com o Conversa Afiada? Você consegue explicar (com a mágica retórica dos assessores de imprensa) sem queimar o site? O iG agora está fazendo parte do PIG?”

Os temas em torno
A favor de Amorim há o fato de ele defender opiniões únicas no panorama da grande mídia nacional. Contra ele há o fato de que essas opiniões às vezes vinham acompanhadas de ataques pessoais desnecessários.
Não se discutem opções empresariais que fazem parte das atividades de qualquer empresa. Caberia, porém, um esclarecimento público e voluntário do portal sobre a ruptura com Amorim e sobre sua relação com temas sensíveis, como o processo de compra, pela Oi, da Brasil Telecom, proprietária deste iG. Amorim é crítico radical desta compra e tem atacado os que a defendem.
De qualquer forma, o iG e, de resto, todos os grandes veículos brasileiros, devem informar sobre si próprios com a transparência que cobram das outras instituições, e como fazem os melhores veículos da mídia internacional.
Em tempo: este ombudsman solicitou contato com Paulo Henrique Amorim, para colher sua opinião.
Ainda em tempo: o iG informa que a saída do ar do Blog do Nassif hoje no início da noite deveu-se a trabalhos de manutenção anunciados pelo próprio blog.


Não costumo ler o PH.
Acho seu estilo exagerado e quando lembro do PH de uma década, vejo enormes diferenças de sua postura política de hoje, sua proximidade da Record e o que faz por lá também, em minha opinião, está distante de bom jornalismo.
Enfim, sou adepta de um jornalismo na blogosfera que eu efetivamente sinta confiança, que deixe claro as suas posições políticas, que seja de fato independente dos interesses de grandes grupos/corporações, que eu possa ver ética e respeito nas discussões.
A meu ver o excesso de ironias que vejo por vezes aclamado por alguns leitores pode descambar facilmente para a falta de respeito e pra criar a indiferenciação entre os críticos e aqueles que são alvo das críticas.
De todo modo o que ocorreu com o blog do PH é quebra de contrato e o IG tem de ser responsabilizado.
Pela primeira vez vou esperar seu novo site entrar no ar para ler o que PH tem a dizer em relação a tudo isso.
O novo endereço é www.paulohenriqueamorim.com.br