O Riso dos Outros: doc. sobre humor e sobre aquele que deseja ser humor, mas é só preconceito

Escrito en BLOGS el

Tiago Tobias me sugeriu o documentário O Riso dos Outros "The Laughter of Others" que reproduzo abaixo. Muito interessante, ele traz várias discussões que já fizemos nas redes sociais e na blogosfera, e que particularmente aqui no Maria Frô ou no blog da Mulher no Viomundo vocês já leram.

Aliás dá pra rir um bocado não exatamente das gracinhas racistas, sexistas, homofóbicas travestidas de humor que uma boa parte dos 'humoristas' (ou que acham que são humoristas) reproduzem incessantemente achando que estão sendo 'transgressores' contra nós, aqueles que eles chamam de 'politicamente corretos'.

Nós vivemos numa sociedade racista, sexista, homofóbica que mata o outro porque ele é negro, porque é mulher, porque é gay. Onde é, portanto, que está a transgressão daqueles que reproduzem discursos racistas, sexistas, homofóbicos para um público que faz parte do seu status quo, para aqueles que igualmente preconceituosos riem dos que não fazem parte do grupo e geralmente dos que já são alvos de violências concretas na sociedade? Por isso, digo que o documentário nos faz rir, porque ele desvela, deixando simplesmente que os nossos 'humoristas'  que queriam tanto ser um George Carlin, um Chris Rock mas não chegam sequer na Praça é Nossa, simplesmente digam o que pensam. Daí nós descobrimos que eles não pensam. Que seus argumentos são tão toscos como suas piadas. Rafinha Bastos, por exemplo, nem quando tem a chance de se explicar (o caso da piada sobre estupro e mulher feia), deseja se explicar, ele prefere tripudiar. Rafinha é a definição caricata de um espírito de porco. Mas o mais incrível é que  perto de outros pseudo-humoristas da praga do stand-up comedy (todo babaca preconceituoso  acha que sabe fazer stand up) ele é quase um intelectual, porque vários ali são ainda mais toscos! Não há como não rir daqueles que se acham por cima da carne seca, mas são feitos de serragem, a empáfia e arrogância dos que não tem do que se arrogar sempre me divertem.

"The Laughter of Others"

Entrevista do diretor, Pedro Arantes, para Revista TRIP

Existem limites para o humor? O que é o humor politicamente incorreto? Uma piada tem o poder de ofender?

São essas questões que o O Riso dos Outros discute a partir de entrevistas com personalidades como os humoristas Danilo Gentili e Rafinha Bastos, o cartunista Laerte e o deputado federal Jean Wyllys, entre outros.

O documentário mergulha no mundo do Stand Up Comedy para discutir esse limite tênue entre a comédia e a ofensa, entre o legal e aquilo que gera intermináveis discussões judiciais.

O filme foi dirigido por Pedro Arantes, diretor de séries de humor como "As Olívias", do canal Multishow, e "Vida de Estagiário", da TV Brasil.

Leia também:

Danilo Gentili manda tirar vídeo que denunciava racismo de apresentador do Youtube

Velha Mídia e seus prejulgamentos pondo em risco à democracia: juízes sob ataques ao votar; CQC se vitimizando….

Leandro Xavier avisa: cuidado, Danilo!

A gente pode e merece mais que isso, né? Fala aí, Marjorie!

Rafinha Bastos intimado a depor na delegacia por suas piadas de apologia ao estupro