Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

Fórumcast, o podcast da Fórum
31 de maio de 2016, 15h12

O SUS reduzido pela metade pelos golpistas

Temer quer um SUS pela metade, quer ver em desenho?

Por Heider Pinto

26/05/2016

sus pela metade

Abaixo compartilho um material produzido por alguns sanitaristas de Coletivos Saúde e Democracia quem tem agido contra o Golpe, na Democracia e no SUS.

A conta é simples: se a regra que Temer quer daqui para a frente pata o gasto em saúde (aumentar no máximo igual a inflação) tivesse sido aplicada desde 2003 até 2015, em vez do Ministério da Saúde ter gasto 100 bilhões naquele ano, só poderia ter gasto aproximadamente 55 bilhões.

Ou seja, o caracterizou os Governos Lula e Dilma foi aumentar o orçamento sempre acima da inflação: quase o dobro da inflação.

E mesmo assim, sabemos, o gasto público em saúde per capita no Brasil é absolutamente insuficiente e menor que países como Argentina e Uruguai, por exemplo. Comparado a nossas referências internacionais de saúde então é muito insatisfatório. Pode-se dizer que se faz milagre no Brasil com o pouco que se tem.

Assim, ainda que sempre seja necessário gastar melhor o recurso, o financiamento da saúde no Brasil é insuficiente.

Por isso o movimento de saúde defende o Saúde Mais 10 com 10% da receita bruta ou no mínimo a aprovação da PEC 01/2015 que, defendida há muito pelos movimentos de saúde, no início desse ano ganhou o apoio do Governo Dilma.

O PMDB se dizia favorável, e agora, seguirá sendo? Vão votar pela óbvia necessidade de mais recursos para de fato cumprir o que está na constituição ou vão aprovar a media de Temer que reduzirá o SUS à metade do que tem hoje?

Os movimentos da cultura ocuparam o Brasil diante de uma ameaça que, ao meu ver, é menor ou no máximo igual a esa que a saúde corre.

À luta minha gente:

Nenhum Passo Atrás

Nenhum Direito, Recurso, Serviço e Trabalhador a Menos no SUS


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum