"Olha a foto prô 'blogue'"!

Escrito en BLOGS el

Tenho várias coisas para dizer sobre a blogosfera.

A primeira é dar um breve informe aos blogueiros: ontem fizemos a segunda reunião preparativa para o Encontro Nacional da Blogosfera Brasileira. A idéia geral é realizarmos um encontro em Brasília (porque facilita a vinda de blogueiros de várias regiões do país e também para descentralizar do eixo Rio-São Paulo). A idéia é conseguirmos representatividade, diversidade regional. Mas sobre o encontro volto em outra postagem para dar todos os informes.

Segunda coisa que queria dizer:  para mim a blogosfera é um espaço independente dos grandes portais da imprensa. Neste sentido, não acho que Noblat, Josias de Souza, Reinaldo Azevedo e cia sejam blogueiros, porque suas notícias e abordagens, posições estão vinculadas aos veículos em que trabalham. Eles usam o formato do blog para suas postagens, mas são colunistas no mundo virtual.

Parece que a percepção das pessoas comuns também é semelhante à minha e o termo blog está cada vez mais familiar para os novos incluídos digitais. Vou dar um exemplo desta minha hipótese.

Ontem, entre uma reunião e outra,  no caminho da editora para a produtora, entre a vila Beatriz e Madalena, topo com um grupo na calçada assistindo  ao primeiro jogo da seleção brasileira. A cena era bonita e uma alternativa criativa aos bares da Vila Madalena/Pinheiros que estavam cobrando até 70,00 por pessoa apenas para entrar em suas dependências e assistir ao jogo. Esse grupo jamais teria grana pra isso. Fizeram algo bem bacana, uma mesinha, uma extensão para ligar a tevê e muitas cadeiras em volta, pronto, todos juntos pra torcer pela seleção.

A cena me chamou a atenção e mesmo com o jogo rolando e os amigos de trabalho esperando para torcer junto, desço do carro com câmera em punho e antes que eu pedisse para fotografá-los, antes que eu dissesse qualquer coisa, ouço: "Olha a foto prô 'blogue'!" e todos deixam de olhar para tevê e se viram para posar :)

P1040354

Chamou-me a atenção muitas coisas nesta fala e ação. Primeiro, a simpatia dos fotografados que se deixaram fotografar e mais que isso posaram para as fotos sem que eu ao menos pedisse ou dissesse qualquer coisa. Segundo, como sabiam que a foto iria parar num blog? Poderia ser para qualquer coisa, para o meu arquivo pessoal, ou para algum órgão de imprensa, já que a imprensa impressa ou televisiva sai em peso para as ruas em dia de jogo da seleção brasileira.

P1040355

Para mim, a percepção quase que 'natural' daquele grupo de brasileiros criativos que queriam ver o primeiro jogo da seleção reunidos e, certamente, não têm uma sala imensa para juntar cerca de 30 pessoas ou 70,00 por cabeça para ver um jogo nos bares cools da Vila Madá, de que o ato deles era digno de registro e que iria parar num blog, é sinal de como a blogosfera está mudando a relação de visibilidade dos fatos.

Assim como nós blogueiros achamos que esses brasileiros, trabalhadores, sem grandes recursos, suas vidas, seus desafios, os problemas que enfrentam em seus bairros, em seu cotidiano são notícias, eles já sabem que os blogs  são suportes midiáticos que lhes dão voz e vez.

Respondi a eles: #énóisnafitamano :).

Então é assim: eles reconhecendo a importância da blogosfera e cada vez mais nos lendo (e que venha a banda larga!) e nós dando visibilidade ao que realmente interessa: o povo brasileiro. P1040358