Olhares sobre o Brasil: a distância entre discurso e prática

Escrito en BLOGS el

Abaixo as duas primeiras partes do documentário Lutas.doc. Chama-me a atenção várias falas e suas contradições.

A fala da Soninha  é exemplar em termos de distância entre discurso e prática.

Seu discurso é perfeito: em síntese ela reconhece que as desigualdades no Brasil têm cor, os brancos pobres têm vantagens em relação aos negros pobres, explica que isso não é achismo, é fato que pode ser comprovado com estatísticas.

Minha pergunta é: por que a Soninha que tem este discurso no documentário faz parte do governo do partido dos Democratas em São Paulo?  Por que o seu próprio partido PPS faz, há algum tempo, aliança com os Democratas que é o partido com figuras como Demóstenes Torres que defende que as relações entre senhores escravocratas e mulheres escravizadas eram consensuais, argumento devidamente destruído pelo historiador Luis Felipe Alencastro.

Argumentos cínicos como os usados por Demóstenes alimentam as ações de seu partido  que se opõem a toda e qualquer política pública de ação afirmativa do governo Lula como as cotas, o Prouni  e outras. Recentemente o Demo com suas manobras descaracterizou o Estatuto de Igualdade Racial. Ora se Soninha acredita que a desigualdade racial tem cor, por que se alia àqueles que fazem de tudo para brecar ações políticas contra a reprodução da desigualdade racial?

Ficha técnica: Direção: Daniel Augusto e Luiz Bolognesi Direção de Fotografia: Mauricio Tibiriçá Realização: Gullane e Buriti Filmes Coprodução: Tv Brasil