Os fatos versus a estupidez: o Brasil não está dividido e o ódio não prevaleceu

Escrito en BLOGS el

Ontem mesmo no metrô enquanto íamos para a Paulista comemorar a vitória de Dilma Rousseff, encontrei eleitores tucanos. Conversei durante toda a viagem com uma senhora de Santos que votou em Aécio. Não havia ódio na sua fala e ela, genuinamente, torcia para que o governo Dilma seja um bom governo. É uma democrata, respeitou a vontade das urnas. Falas como  a da socialite despeitada no vídeo a seguir ou do print com o texto medonho da paulista em seu Facebook não representam todos os votos dados em Aécio.

barbárie-preconceito

Analisemos os fatos, respeitemos os votos do Brasil, de um Brasil nem vermelho, nem azul, de um Brasil como em 2010, roxinho.

sudeste-nordeste-votos-dilma

Ouçamos as palavras sábias do meu querido amigo Pablo Villaça e vamos juntos construir o Brasil para TODOS.

Contra o preconceito! O Resultado Ponderado das Eleições por Estado

Clique no gráfico para vê-lo em escala ampliada: Resultado das eleições por Estado da Federação menos ódio contra nordestinos blog thomas conti Ajude também a compartilhar pelo facebook, já são mais de 500 compartilhamentos!

Contra o Preconceito! Pessoal, não resisti e acabei fazendo esse gráfico! Quem quiser/puder ajudar a compartilhar, agradeço muito! Para quem tiver interesse, no fim do texto explico como construí esse gráfico.

RESULTADO DAS ELEIÇÕES – MENOS ÓDIO POR FAVOR

Devido ao enxame de declarações preconceituosas vergonhosas que invadiu o Facebook depois de apurados os votos, acho bom as pessoas terem em mente que não apenas estão propagando um discurso de ódio tacanho e lastimável, como ainda estão com uma visão completamente equivocada da realidade deste país!

Os gráficos que foram veiculados distorcem o cenário eleitoral: dezenas de milhões de nordestinos não votaram na Dilma, dezenas de milhões do sudeste não votaram no Aécio! Não adianta ficar propagando ódio contra esse ou aquele grupo, venceu quem teve o maior número de votos ENTRE 144 MILHÕES DE ELEITORES.

Qualquer generalização de gênero, cor e classe social não vai conseguir dar conta de tudo isso, então façam o favor de parar de instilar veneno e preconceito!!!! Ninguém é obrigado a continuar ouvindo isso!


Como foram obtidas essas escalas de cor?

Usando o Excel 2013, computei o percentual de votos válidos de cada candidato em uma tabela. Nas versões mais novas, o Excel tem um recurso chamado Formatação Condicional que permite ao programa colorir automaticamente tabelas a partir de uma instrução. Usando esse recurso, selecionei o vermelho básico para 100% de votos em Dilma, e o azul básico para 0% de votos em Dilma. Depois fiz o contrário para a coluna do Aécio: 100% de votos nele é o azul básico, e 0% de votos nele é o vermelho básico. Feito isso, todos os valores intermediários são coloridos automaticamente pelo excel, formando uma cor que reflete precisamente o grau de distância entre 0% e 100% nessas escalas. O fato de as duas colunas terem precisamente a mesma coloração atesta a precisão do programa.

Por que os Estados do Sudeste parecem menos azuis?

Isso se deve à proporção que cada candidato teve de votos por Estado. Nos Estados em que Dilma teve o pior desempenho – Acre e São Paulo – obteve ainda assim 36% dos votos válidos, 15 pontos percentuais a mais do que o pior desempenho de Aécio, que foi de 21%. Ou seja, mesmo nos Estados do Sul o peso de no mínimo 36% para a cor vermelha acaba atenuando um pouco a força da cor azul.

Em breve farei um gráfico com 3 escalas de cor para representar visualmente também os votos brancos, nulos e abstenções, seguindo a sugestão do meu colega Henrique Braga.