Paulo Henrique Amorim comenta entrevista de Dilma na Carta Capital

Escrito en BLOGS el

Do blog do Paulo Henrique Amorim, sugestão do leitor Julio Cesar Macedo Amorim.

Para ler a primeira parte da entrevista na íntegra, acesse aqui.

Oposição não tem quem enfrente Dilma

Paulo Henrique Amorim  em seu blog

A partir da página 20 desta edição da Carta Capital, a Presidenta Dilma Rousseff, em entrevista a Mino Carta, Luiz Gonzaga Belluzzo e Sergio Lírio mostra por que o Nunca Dantes a escolheu e por que a popularidade dela dá uma surra no Fernando Henrique.

Começa que ela já assistiu duas vezes ao “Trabalho por Dentro” (Inside Job), o documentário que mostra por que os Estados Unidos quebraram em 2008 e como Obama está inteiro, lá dentro. ??(Este Conversa Afiada se sensibiliza com o gosto cinematográfico da Presidenta, depois compartilhar com ela a devoção incomparável a Emily Dickinson.)

??A Presidenta analisa as duas utopias em curso.?? Uma, a dos republicanos americanos – e ela dá nome aos bois -, que acreditam na destruição do Estado como solução. ??(Ronald Reagan foi quem cunhou a expressão “o Estado não é parte da solução; ele é O problema”).?? A outra utopia é a que vige na Europa: uma união monetária em que a economia central estrutura o mercado, vende os produtos ao mercado e não tem nenhuma responsabilidade fiscal.?? Quando alguém quebra, porque tomou muito dinheiro emprestado aos bancos da economia central, como a Grécia, o centro vai lá e salva. ??Mas, quando é a Itália ou a Espanha, aí, fica “mais complexo”, diz ela. ??Ou seja, a vaca vai pro brejo, diz o ansioso blogueiro.

Dos Estados Unidos, o temor é o Banco Central optar por um “quantitative easing 3”, ou seja, irrigar o sistema financeiro com a compra de títulos – e derramar dinheiro em mercados emergentes, como o brasileiro, que é segundo ela, “apetecible”, para usar uma expressão que ouviu de uma ministra argentina.

Sem bravatas, a Presidenta enumera ponto por ponto o que pode fazer, diante de uma crise de tipo novo e cujo perfil ainda não se conhece definitivamente. ??Vai ser uma “marcação homem por homem”, diz ela.

Ela desconcerta os entrevistados, quando tentam demonstrar que as obras para a Copa não ficarão prontas. ??E quando a Carta afirma, “a FIFA é uma organização mafiosa e o nosso líder futebolístico fica muito bem dentro desse panorama”, ela pergunta: ??Quem é o nosso chefe? ??A Carta responde:? Ricardo Teixeira.?? Do Governo ele não é, diz ela.?? Por isso, ela escalou o BNDES para financiar as obras e não deixar o Teixeira ficar perto do cofre (essa dedução é do ansioso blogueiro).?? Se houver algum problema, diz ela, será com o estádio de São Paulo, que vai ficar pronto em cima da hora. ??(Quem mandou eleger o Padim Pade Cerra governador?)

Ela defende o trem-bala de forma irrefutável.?? E apresenta uma nova “obsessão”, depois de jurar que vai tirar 16 milhões de brasileiros da miséria. ??É a obsessão pelo tratamento médico em casa, o home care: levar o hospital à casa do doente. ??É mais barato, descongestiona os hospitais e diminui o tempo em que as pessoas ficam no hospital.

??Sobre o Johnbim. Ora, sobre o Johnbim. Até nas monarquias os reis eram substituíveis, diz ela. ??Daqui a um ano ela quer conversar com o pessoal da Carta sobre o desempenho do Celso Amorim.?? E se alguém ainda é vivandeira, é uma minoria entre militares e na mídia. ??(No PiG (*), a Eliane Catanhêde foi quem liderou a oposição ao Celso Amorim.) ??Afinal, Amorim sempre foi a primeira escolha dela para a Defesa.

Resumo da ópera.?? O PSDB não tem um quadro para enfrentar a Dilma, tecnicamente, num debate. ??O PSDB não tem um líder para enfrentar a Dilma numa campanha pelo país afora.?? O PSDB não tem programa para se contrapor ao da Dilma.?? Quem mandou a oposição delegar ao PiG (*) a formulação de idéias? ??Quem mandou a oposição ficar atrelada ao PSDB de São Paulo, a maior província do Brasil?

Publicidade diadospais_geral_300x250.gif