Paulo Henrique Amorim: O PIG

Escrito en BLOGS el

O Partido da imprensa Golpista (PiG) é um termo que surgiu entre os internautas brasileiros em 2007 para caracterizar a grande mídia.

O termo foi popularizado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim em seu blog "Conversa Afiada".

Amorim, quando utiliza o termo, escreve com um "i" minúsculo para se referir ao portal iG, de que foi abruptamente demitido em 18 de março de 2008, no que descreve como um processo de "limpeza ideológica".

O termo ganhou tanta notoriedade que fez parte de um discurso do deputado federal pernambucano Fernando Ferro, do Partido dos Trabalhadores, em que sugeriu que Arnaldo Jabor assumisse o cargo de presidente do PIG.

O termo também é constantemente utilizado pelos jornalistas Luiz Carlos Azenha e Rodrigo Vianna em seus blogs, que também ajudaram em sua popularização.

De forma genérica e pejorativa, mas nem por isso falsa, usa-se "PIG" para se referir ao jornalismo praticado pelos grandes veículos de comunicação do Brasil, que seria demasiadamente conservador e que estaria tentando derrubar o presidente Lula e membros de seu governo de forma constante.

Considerando que pig é "porco" em inglês, a conotação pejorativa do termo pode ser maior do que já é. De acordo com Amorim, o termo PIG pode ser definido da seguinte forma:

"Em nenhuma democracia séria do mundo jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão (a Globo), têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político - isto é o PiG, Partido da Imprensa Golpista"

Segundo a blogosfera, os principais meios de comunicação que estariam à base do PiG, seriam quatro grandes grupos midiáticos importantes. Por ordem: a TV Globo e o jornal O Globo, da família Marinho (líderes no serviço de alienação dos brasileiros), o jornal Folha de S. Paulo, da família Frias, o jornal O Estado de São Paulo e a revista Veja, da Editora Abril, da família Civita.

Fonte: Lucas Enxadrista

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=0DJO7GGTujE]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=KP9dB6YHp8k]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=vzhWSenD4FM]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=yfIrEw4oE0Q]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=9ZnGgijXGiU]

Veja também:

http://www.youtube.com/watch?v=ecLfJf5hdcE

http://www.youtube.com/watch?v=nAyQAoj6osA

http://www.youtube.com/watch?v=RGrfVLl4qgI

http://www.youtube.com/watch?v=0zZzV9WfjKk

http://www.youtube.com/watch?v=o3LePycE8Lw