Pílulas de alegria, criatividade e eficácia de um SUS positivo e atuante

Escrito en BLOGS el

Estou num verdadeiro mergulho no SUS, conhecendo projetos interessantes, pessoas interessantes, experiências bem sucedidas, entrega e acolhimento, compromisso e responsabilidade com o direito à saúde do povo brasileiro.

Impressiona e muito a falta de visibilidade para tantas ações positivas que temos contato a todo momento, mas que infelizmente mesmo com uma mídia colaborativa como grupos da saúde mental, rede de quilombolas, blogueiros da saúde ou blogueiros envolvidos com a democratização da comunicação como é o meu caso não conseguimos contar a quem aqui não está o quanto esses vinte cinco anos de SUS solidificaram uma verdadeira política de Estado.

É impossível passar por aqui e não se alegrar, se fortalecer, se emocionar e ser completamente pareceiro dos militantes do SUS. Sim, esses profissionais da atenção básica são verdadeiros militantes da saúde pública.

O ex-ministro da saúde, Alexandre Padilha ontem me disse: "Segura o choro, Maria Frô". É isso, por várias vezes me emocionei ao ouvir os relatos, ao ver gente que atravessou o país, passou 3 dias em um ônibus para estar aqui e trocar vivências para melhorar a realidade onde atua. Parabéns a esses guerreiros do SUS.

Eva, agente de saúde em Campinas que se superou ao terminar a corrida noturna durante a IV Mostra Conversa de Boteco, uma das experiências mais interessantes que vi e que mostram que o SUS pode e deve ser bem criativo pra levar atenção básica a todos os brasileiros. Neste caso, à população masculina adulta que não costuma fazer saúde preventiva. Neste a ação da UBS Vila Santa Marta, Zona Norte de São Paulo, antecipou inclusive a política nacional de saúde do homem. Vale a pena ver o SUS indo para os bares conversar e tratar os homens.

Os grupos de terceira idade que dançam com vigor e alegria mostrando que envelhecer é um processo natural, mas pode ser com muita qualidade

Saiba Mais

Site Oficial da IV Mostra

Maria do Socorro, presidenta do CNS, na abertura da IV Amostra

As experiências positivas do SUS que você precisa conhecer e apoiar: Árvore do Prazer

Conheça o SUS por quem faz o SUS: IV Mostra Nacional de experiências em atenção básica e saúde da família