Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

Entrevista exclusiva com Lula
06 de dezembro de 2011, 18h53

POA: Seminário – Comunicação em Pauta o que ja mudou e o que ainda precisa mudar

Edição estadual do Seminário Comunicação em Pauta começa nesta quinta-feira

Por: Carla Kunze, no Portal do Governo do RS

06/11/2011


Abertura do encontro acontece na próxima quinta-feira em Porto Alegre

A Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) realiza, nos dias 8 e 9 de dezembro, em Porto Alegre, o Seminário Estadual Comunicação em Pauta – O que já mudou e o que ainda precisa mudar. A abertura do encontro será às 18h30min da próxima quinta-feira, no auditório da Caixa Econômica Federal (Rua dos Andradas, 1000), com a presença da titular da Secom, Vera Spolidoro, e do secretário de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida.

Programação:

Dia 8/12/2011, quinta-feira

18h30 – O Conselho Estadual de Comunicação Social da Bahia
Palestrante: Secretário de Estado de Comunicação da Bahia Robinson Almeida
Abertura: Secretária de Estado de Comunicação e Inclusão Digital do RS Vera Spolidoro

Dia 9/12/2011, sexta-feira

9h – A importância da participação social na comunicação
Palestrantes: Conceição Oliveira (Blog Maria Frô), Laurindo Leal Filho (Professor da USP e apresentador do programa VerTV), Marcelo Branco (Ativista pela liberdade do conhecimento/SoftwareLivre) e Rachel Moreno (Psicóloga e coordenadora do Observatório da Mulher)

14h – Audiência Pública sobre Radiodifusão Comunitária com o Ministério das Comunicações, a Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e entidades da sociedade civil

Regionais
Temas como o marco regulatório das comunicações, convergência tecnológica, fortalecimento do sistema público de comunicação, marco civil da internet, respeito à diversidade nos meios de comunicação, participação social, regionalização dos conteúdos televisivos e políticas de inclusão digital foram debatidos, nos últimos quatro meses, em Seminários realizados nas nove regiões de planejamento em que o Rio Grande do Sul está dividido.

Organizados pela Diretoria de Políticas Públicas da Secom, os debates aconteceram nas cidades de Santa Maria (28/7), Santa Rosa (11/8), Santa Cruz do Sul (23/8), São Lourenço do Sul (10/9), Osório (23/9), Porto Alegre (8/10), Passo Fundo (31/10), Caxias do Sul (7/11) e Bagé (28/11), com a presença de especialistas em comunicação e participação de representantes de órgãos de governo e das mídias locais, além de professores e estudantes da área de comunicação.

Encerrando a fase regional do Comunicação em Pauta, o debate em Bagé, no dia 28 de novembro, foi realizado em parceria com a prefeitura local, que comemora, em 2011, 200 anos de fundação. O Seminário teve como palestrantes Danúbio Barcelos, da Rádio Comunitária Sintonia FM, de Bagé, representando a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço/RS), e Tatiane Pires, autora do blog tatianeps.net, membro da comissão de organização do 3º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, representando o BlogProgRS – grupo que organiza encontros de blogueiros e tuiteiros do Estado.

Tatiane apresentou um painel sobre acesso do brasileiro à internet e a sua participação nas redes sociais, além de dados sobre a concentração da propriedade dos meios de comunicação no Brasil. “Quem define o que é relevante ou não?”, indagou a blogueira, alertando para a necessidade de regulamentação da comunicação no País.

“A rádio comunitária cumpre papel fundamental para a sociedade”, afirmou Barcelos, que fez um relato das experiências e projetos das rádios comunitárias da região e falou das necessidades da radiodifusão comunitária brasileira. “Os investimentos dos governos nas mídias comunitárias é baixo”, avaliou o representante da Abraço.

Na mesa de abertura do evento, estiveram reunidos o prefeito de Bagé, Dudu Colombo; a coordenadora de Comunicação de Bagé, Marcela Mello; e o coordenador de Comunicação de Candiota, Felipe Valduga.

Texto: Carla Kunze
Foto: Reprodução
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

_____________
Publicidade
//
//


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum