Preto Zezé: ESTÁ NASCENDO UMA NOVA GERAÇÃO POLÍTICA DE JOVENS NAS FAVELAS!

Escrito en BLOGS el

Ontem publiquei um gráfico muito interessante sobre as diferenças de percepções de quem participa e de quem assistem as manifestações que tomaram conta do Brasil: Jornadas de Junho: o que quer quem se levanta e o que diz quem assiste?

 É importante analisar os dados com cuidado,  há uma parte da militância e de ativistas de movimentos sociais e partidos políticos consolidados que ainda não entendeu o que está acontecendo e tende a olhar com muitos filtros, alguns preconceituosos para essas mobilizações. 

Tenho pra mim que estamos vivendo um tempo novo e embora nada esteja decidido, tudo esteja em disputa, ele me parece muito promissor. Quem tem olhos de ver, está entendendo e percebendo tais mudanças, como Preto Zezé, Presidente da Cufa:

ESTÁ NASCENDO UMA NOVA GERAÇÃO POLÍTICA DE JOVENS NAS FAVELAS!

Por: Preto Zezé em seu Facebook Que não aceita ser coadjuvante da sua própria história, atravessadores nem intermediários, ela quer ser protagonista, ser líder de si e da mudança do seu destino. Que não sataniza o poder, pelo contrário, resolveu dialogar, existir, botar a cara, disputar e ocupar espaços e dizer ao poder que ela também é poder. Cansou de empunhar bandeiras alheias, de ser elogiada apenas pela sua mobilização sua energia, sua força, e ser sempre alijada na hora das maiores decisões e da divisão das conquistas. Uma geração que não se permite mais ser bucha, ser pautada somente, pelo contrário, resolveu pautas a politica, os partidos, os gestores, seja eles quais foram, pois o estado, seus recursos , pertencem a sociedade e a vida só muda quando a gente se mobilizar e age. Essa geração, resolveu não ser mais rato de laboratório das pesquisas, estudos e afins, ela quer dizer, produzir e elaborar sua própria visão de mundo, e colocar na mesa da cena pública, sua produção intelectual, científica e criativa. Nascida de um país melhorado, essa geração quer mais, pois sabe que comparado ao passado, se fez muito até agora, mas quando se olha para frente, o que temos a fazer é desafiador e muito pouco. Essa geração não tem medo da contradição, ela vive a luta real, o cotidiano, reinventa o estigma em carisma, o rancor e revolta em organização, seu sorriso, não omite nem enfraquece sua resistência, pelo contrário, a fortalece. Dos muitos guerreiro e guerreiras que conheço, Del Lagamar é para mim, o símbolo dessa nova geração, forjado na luta, resgatado da invisibilidade e inspirando outros iguais. Mãos à obra, rapaz!