PT: OS MÉDICOS E O MONSTRO

Escrito en BLOGS el

OS MÉDICOS E O MONSTRO

Página do PT Brasil no Facebook

A transformação de José Genoino em um monstro amoral não tem sido apenas um exercício diário de sabujice da mídia, arquiteta de um noticiário no qual primeiro foram corrompidos os fatos para, em seguida, corromper-se a verdade em si.

Trata-se, como se percebe agora, de um método em que a mídia, embora seja fundamental para o sucesso da empreitada, funciona basicamente como suporte para uma ação judicial escrachadamente partidarizada, sob o comando do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa.

Genoino, como antes o foi José Dirceu, é vítima de um sistemático processo de demonização que teve seu ápice em 15 de novembro, quando Barbosa o fez entrar em um avião da Polícia Federal, em São Paulo, para ser exposto como atração de circo na capital federal.

Quadro histórico do PT, ex-guerrilheiro do Araguaia, deputado respeitado por cinco mandatos no Congresso Nacional, José Genoino é portador de uma grave cardiopatia, doença que, de certa forma, limitou a celebração midiática em torno de sua desgraça pessoal.

Reduzir Genoino a emblema do chamada “mensalão” pode até ser um bom negócio para o discurso udenista bancado pela mídia em favor da oposição. Matá-lo, contudo, provocaria uma perigosa inversão de expectativa.

Não por acaso, ensaiou-se repentinamente um coro de colunistas a repetir a ladainha de que, apesar do monstro que é, o petista deveria ter um tratamento humano.

Mas, claro, nem tanto.

A primeira ação de Joaquim Barbosa para evitar a reumanização de Genoino foi garantir a troca do juiz Ademar Vasconcelos, da Vara de Execuções Penais de Brasília, responsável pelo caso da Ação Penal 470, por Bruno André Silva Ribeiro. O novo juiz é filho do ex-deputado distrital e membro da executiva do PSDB no Distrito Federal Raimundo Ribeiro, braço direito do ex-governador José Roberto Arruda, protagonista do chamado “mensalão do DEM”.

A mãe do juiz, Luci Rosane Ribeiro, militante virtual do PSDB, costuma lotar as redes sociais com posts antipetistas. Em um deles, sobre uma foto de Joaquim Barbosa, escreveu: “Eu me matando para julgar o mensalão e você vota no PT? Francamente!”.

Bem instruído, o juiz Bruno Ribeiro fixou nada menos que 12 condicionantes para Genoino cumprir pena em casa, logo após ele ter recebido alta hospitalar, na manhã do dia 24 de novembro, depois de sentir-se mal na cela em que o enfiaram no presídio da Papuda. Ribeiro, entre outras ações, proibiu o deputado de deixar a residência, a não ser para atendimento médico, de conceder entrevistas ou fazer manifestações à mídia em geral, o que incluiria, na avaliação de advogados, redes sociais, como Twitter e Facebook.

Antes de destruir Genoino, portanto, era preciso também calá-lo.

O passo seguinte desse processo foi o de garantir que o laudo médico encomendado por Joaquim Barbosa abrisse as brechas necessárias para levar Genoíno de volta ao cárcere. De tal forma a dar continuidade ao espetáculo mórbido que, imagina o ministro, irá entronizá-lo como justiceiro histórico da República.

A junta escolhida pelo STF para essa missão, formada por médicos da velha guarda acadêmica e empresários do setor privado de saúde, é uma mistura de militância antipetista nas redes sociais com ressentidos com o programa Mais Médicos do governo federal.

Quem descobriu tudo isso foi o jornalista Miguel do Rosário, titular do site “O Cafezinho”, que você pode ler no link:

Ou seja, basicamente, Barbosa contou em sua cruzada com um grupo sem nenhuma isenção, previamente impedido profissional e moralmente de julgar a saúde de José Genoíno, ou de qualquer pessoa do PT.

Um grupo nitidamente montado para dar continuidade ao processo de desconstrução da imagem e da história de um grande brasileiro.

E nós, do PT, não vamos ficar calados diante disso.