Quando até o Clube Militar é mais sensato que políticos e eleitores tucanos

O jornalista e historiador Rodrigo Vianna cunhou a expressão neolacerdistas para os tucanos. Há provas incontestáveis disso nos discursos e práticas dos tucanos. Álvaro Dias, por exemplo, é mestre na prática. Os tucanos são hoje uma oposição sem projeto político para o país (ao menos para a parcela de trabalhadores do país que há 12 […]

O jornalista e historiador Rodrigo Vianna cunhou a expressão neolacerdistas para os tucanos.

Há provas incontestáveis disso nos discursos e práticas dos tucanos. Álvaro Dias, por exemplo, é mestre na prática.

Os tucanos são hoje uma oposição sem projeto político para o país (ao menos para a parcela de trabalhadores do país que há 12 anos não tinha acesso sequer ao mercado de consumo de alimentos). O programa dos tucanos se resume em estimular o ódio ao PT, como Lacerda fazia com Getúlio Vargas no combate ao governo trabalhista.  Os meios também são os mesmos, o uso combinado e afinado do discurso único dos principais porta-vozes do partido reverberados, endossados e por vezes pautados pela mídia monopolista. Tucanos e as famiglias midiáticas do Brasil são rua de mão dupla.

Dia a dia buscam minar a estabilidade do país sem se preocupar ao menos em não adulterar charges ou reproduzir notas falsas de instituições públicas, ou publicar spam em primeiras páginas do jornais. Tudo para estimular o ódio contra o seu maior adversário, o PT, e espalhar dezenas de preconceitos nos discursos televisivos ou nas redes, como fizeram durante a copa, como fizeram contra o Mais Médicos, como fizeram contra o Bolsa Família, como fizeram com o ENEM, com o Minha Casa Minha vida e com tantas outras políticas públicas dos governos petistas (não apenas os federais).

Um exemplo explícito do neolacerdismo tucano é um tweet de José Aníbal, poucos dias antes do pleito eleitoral:

Por vezes, fico pensando se estes senhores não se envergonham de ficarem à direita do Clube Militar.

nota-clube-militar
Até mesmo o Clube Militar que até hoje comemora o Golpe Militar como “Revolução Redentora” aceitou o veredito das urnas. Os tucanos não e continuam a estimular uma massa de eleitores movida pelo ódio, pela desinformação e preconceitos que, como na Copa, nos envergonham internacionalmente.

Avatar de Maria Frô

Maria Frô

Historiadora, pedagoga, educadora, formadora, blogueira, autora de coleções didáticas e séries para a televisão.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR