Quarta, 12/02, às 14 horas: Marcha do MST denuncia paralisação da Reforma Agrária

Escrito en BLOGS el

Marcha do MST denuncia paralisação da Reforma Agrária

Imprensa MST (via mail)

Abertura do VI Congresso em Brasília, 10/02/2014. Foto Conceição Oliveira

Caminhada inicia às 14h desta quarta-feira (12) e deve chegar à Esplanada dos Ministérios. A ação faz parte do VI Congresso Nacional do MST, que teve início ontem e vai até sexta-feira (14).

Mais de 15 mil participantes do VI Congresso Nacional do MST realizam uma marcha em Brasília (DF) nesta quarta-feira (12). A caminhada terá início às 14h no ginásio Nilson Nelson, onde ocorre o IV Congresso Nacional do MST, e terá como destino a Esplanada dos Ministérios.

O ato vai denunciar a atual estagnação da Reforma Agrária no Brasil. Para o Movimento, este é um dos piores períodos da Reforma Agrária: apenas 7.274 famílias foram assentadas em 2013, a partir da desapropriação de 100 áreas, em 21 estados. Dados do Incra apontam que foram assentadas 30 mil famílias, número superestimado, já que inclui áreas de regularização fundiária na Amazônia.

Durante todo o governo Dilma, apenas 176 desapropriações de terra foram realizadas, desempenho que só perde para os três anos do período Collor, quando 28 áreas foram desapropriadas. O volume de acampados reafirma a necessidade de acelerar a Reforma Agrária no Brasil: mais de 150 mil famílias vivem atualmente em acampamentos, das quais 90 mil integram o MST.

Para a integrante da direção nacional do MST, Itelvina Masoli, a marcha irá sintetizar a insatisfação dos agricultores Sem Terra. “Já estamos cansados de negociações. Nossa pauta está amarelada, pois não avança”.

Na avaliação da dirigente, o Estado prioriza o modelo de desenvolvimento do capital e do agronegócio. “É o pior governo para a Reforma Agrária. Muitos acampamentos estão há anos sem solução.”

Ato Político

Na tarde de quinta-feira (13), durante o VI Congresso Nacional do MST, artistas, políticos e pesquisadores participam do Ato Político pela Reforma Agrária, a partir das 18h. Está confirmada a participação de diversos senadores e governadores, e entre eles Roberto Requião, senador paranaense (PMDB), Tarso Genro, governado do Rio Grande do Sul (PT), e Ivan Valete, Deputado Federal (PSOL/SP) e o Rui Falcão, presidente nacional do PT.

Intelectuais, personalidade e organizações de esquerda estarão presentes no ato. A cantora Beth Carvalho, antiga apoiadora do MST, também confirmou participação.

Leia mais

Stédile: Oito bilhões (valor de empréstimo para construir os estádios) representam 14 dias de juros pagos aos bancos pelo Brasil

Avanço da reforma agrária não depende só do MST”

Jorge Viana, imbuído pelo espírito de Tio Sam, defende lei antiterrorismo que criminaliza movimentos sociais

No VI Congresso do MST comida orgânica, saborosa diretamente do Assentamento Abril Vermelho