"Que a Universidade se pinte de negro: debate sobre cotas raciais no estado de São Paulo

Escrito en BLOGS el

Por: PT Pinheiros

As cotas raciais implementadas pelo governo do PT foram fundamentais para tornar realidade o acesso da juventude negra às universidades públicas federais.

Enquanto isso, no Estado de São Paulo, a política dos governos tucanos caminha em sentido contrário: promove o extermínio da juventude negra, pobre e periférica e um verdadeiro boicote às políticas afirmativas.

É nessa lógica que está inserido o Programa de Inclusão com Mérito do Estado de São Paulo (PIMESP), proposta de Alckmin em conjunto com as reitorias da USP, UNESP e UNICAMP. O programa não atende às reivindicações históricas do movimento negro e do movimento estudantil, passando longe de democratizar o acesso à universidade, e reforça uma concepção meritocrática e elitista de ensino.

Nesse cenário, o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras tem uma importante tarefa na luta contra o racismo estrutural da sociedade, não apenas enquanto principal força organizada de oposição em São Paulo, mas também como o partido que possibilitou a vitória das cotas raciais no plano federal.

Para aprofundar esse debate, nos reuniremos no Auditório do Diretório Estadual do PT, na Rua da Abolição, 297, na 4ª feira, 25/set, às 19 horas.

Convidadas/os:

- Silvio Almeida – Presidente do Instituto Luiz Gama e professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie

- Selma Rocha – Educadora e diretora da Escola Nacional de Formação do PT

- Antonio dos Santos – Coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT-SP

- Tamires Gomes Sampaio – Militante da Frente Estadual Pró-Cotas e da Juventude do PT