Rede Brasil Atual: Le Monde destaca políticas públicas do governo Lula

Escrito en BLOGS el

Enquanto os golpistas ladram, políticas sociais do governo Lula continuam ocupando as páginas dos principais jornais internacionais.

Jornal francês destaca que Bolsa Família alimenta 12 milhões no Brasil Por: Anselmo Massad, na Rede Brasil Atual 14/09/2010

São Paulo - O jornal francês Le Monde destaca, em reportagem da correspondente em Brasília Annie Gasnier, os resultados do programa Bolsa Família. Intitulado "No Brasil, 12 milhões de famílias comem graças a uma bolsa", o texto lembra que o programa corresponde a 2% do orçamento do governo federal e reduziu a desnutrição infantil em 73%.

O sucesso da iniciativa levou, ainda segundo a publicação, o candidato da oposição, José Serra (PSDB) a prometer manter o programa "apesar de o PSDB tê-lo qualificado de 'programa assistencialista'".

A reportagem lembra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conheceu a fome em sua infância em Garanhuns, no Nordeste brasileiro. Segundo o texto, as mães da região produziam sopas com folhas de cacto para "encher a barriga" de seus filhos que "choravam de fome". Uma vez empossado, o texto lembra que o Fome zero foi instalado no primeiro dia do mandato.

"Oito anos mais tarde, a três meses de abandonar a Presidência, o chefe de Estado se orgulha dos resultados obtidos: 28 milhões de brasileiros saíram da miséria", ressalta o texto. "Em 2003, 12% da população (22 milhões) sofriam com a fome, taxa reduzida a 4,8% em 2008 (10 milhões)", prossegue.

O Bolsa Família alcança atualmente 12 milhões de famílias em todo o Brasil, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social. São investidos R$ 10 milhões a ano no programa, "pouco menos de 2% do orçamento", destaca o jornal.

Candido Grzybowski, diretor da ONG Ibase, entrevistado pelo Le monde, sustenta que, caso a bolsa seja suspensa, as pessoas "morreriam de fome". "É preciso completá-lo (ao Bolsa Família) por reformas estruturais, especialmente na educação, para oferecer outro futuro para as crianças", defendeu.

Outra fonte ouvida pela reportagem foi Marco Aurélio Garcia, assessor especial para assuntos internacionais da Presidência. Ele atribui a credibilidade brasileira no cenário mundial ao combate às desigualdades sociais e à fome.

Clique aqui para ler.

Você também pode gostar de ler: Reajuste do Bolsa Família impulsionará a economia, diz Lula;  Lula quer reajustar valor do Bolsa Família, diz Dilma;  Serra diz que Bolsa Família não serve para redução da pobreza;  Taxa de abandono escolar é menor entre crianças e jovens que recebem Bolsa Família;  Patrus: integração no Bolsa Família deixa país em patamar estável de desenvolvimento;  Bolsa Família estimula empreendedorismo entre beneficiários, diz ministra;  Pesquisadora diz que programas de alimentação precisam de ações educativas