Rede versus privacidade

Escrito en BLOGS el
Todas as vezes que pensamos em privacidade na pós-modernidade é bom lembrar que isso é matéria em extição.

Você é filmado vinte quatro horas por dia às vezes por vontade própria (incluindo o espaço privadíssimo da cama). Nos espaços públicos a era é Big Brother não o arremedo global surripiado dos reality estadunidenses, mas os instituídos pelo poder privado e público.
Sorria ao entrar nos edifícios, ao trafegar pela cidade, você está sendo filmado!
Não tem mais como repetir a façanha do Zé Dirceu que além de conseguir ficar dez anos vivendo no país na clandestinidade, casou-se e nem a sua mulher sabia seu nome verdadeiro. Marcones Ferraço da atualidade só na novela e até ser encontrado pela Maria Paula.
Vale a pena dar uma lida no texto linkado no título, na rede então... caiu é peixe!
Segue um trecho, surrupiado de :
"Organizar toda informação do mundo e torná-la disponível.

O pessoal da Google leva sua missão muito a sério. Mas o grande benefício que os mecanismos de busca trouxeram para a humanidade foi a redução drástica nos custos na procura por informações. Hoje, para a maioria dos assuntos, conseguimos achar informação na internet sempre começando por aquela caixinha enigmática em branco que espera pelos nossos mais profundos questionamentos…, por exemplo, quem matou a Taís?

O fato é, qualquer informação nossa que estiver exposta de alguma forma em algum site pela internet, certamente será indexada pelo Google ou outros mecanismos de busca. Caiu na rede, é peixe, isso é quase inevitável. Mas e quando o site que divulga uma informação sua não está no seu controle? Por exemplo, um jornal. Ele pode chamá-lo de macaco algo que provavelmente você não concorda. Como fazer para eles tirarem essa informação da internet? Não dá.

Um amigo certa vez me questionou… Um professor da faculdade colocou as notas da turma na internet para facilitar a consulta. Vamos supor que aquela nota em específico não seja favorável a você. O RH do emprego dos seus sonhos certamente vai vasculhar seu nome no Google, Orkut e todos lugares possíveis. De repente encontra aquela nota ruim que pode lhe prejudicar em um desempate. Quem errou? O Google ao indexar o conteúdo ou o professor ao disponibilizar informação sensível na rede? Fico com a segunda opção e concluo: uma vez indexado, já era. Nossa única arma é ficar bem na foto. A foto, não tem jeito, ela sempre vai existir…