Reitoria da UFFS apresenta projeto de criação de Campus Indígena

Escrito en BLOGS el
Uma boa notícia, um Campus Universitário Indígena. Por sugestão de Silvia Lucia

Reitoria da UFFS apresenta projeto de criação de Campus Indígena

UFFS

15/01/2014

campus_indgena1

A Reitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) apresentou, na tarde de quarta-feira (15), o Projeto de Campus Indígena, voltado exclusivamente ao atendimento de estudantes oriundos das reservas indígenas do Brasil. Conforme o projeto, o Campus deverá ser edificado em uma das reservas indígenas Kaingang existentes na região de abrangência da UFFS.

O encontro aconteceu no auditório da Unidade Seminário do Campus Chapecó e reuniu lideranças indígenas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Comissão Indígena da UFFS, secretários municipais de educação, diretores e professores de escolas indígenas, além de prefeitos e vereadores de municípios da área de abrangência dos campi da Universidade.

Um dos itens da proposta de projeto é a oferta de seis cursos de graduação: Agronomia, com ênfase em agroecologia; Zootecnia; Administração, com ênfase em desenvolvimento rural e gestão agroindustrial; Enfermagem; Pedagogia; Licenciatura indígena. Conforme o projeto, os cursos são estratégicos para o desenvolvimento econômico, social, cultural e institucional das reservas indígenas.

Conforme ainda o projeto apresentado pela Reitoria, o Campus Indígena da UFFS também oferecerá cursos de pós-graduação, pesquisa contextualizada, aperfeiçoamento e extensão para desenvolver aspectos específicos das comunidades indígenas, como artesanato, informatização, desenvolvimento cultural, formação de professores e outras atividades formativas.

Na parte final do encontro, as lideranças relataram aos presentes a situação dos aldeados em relação à formação educacional nos territórios indígenas. Eliseu Garcia, cacique da Terra Indígena Votouro, no município de Benjamin Constant do Sul, no Rio Grande do Sul, disse que “os índios estão animados com esta ideia, e torcendo para o sucesso dela”.

Adilson, cacique da reserva de Inhacorá, mencionou que “a iniciativa é importante porque essa luta é de vários anos, e conseguir uma universidade indígena não é tarefa fácil. É possível perceber que a educação muda uma comunidade indígena e que será possível usar o campus, as tecnologias e os avanços para fortalecer a cultura indígena”.

De acordo com o reitor da UFFS, Jaime Giolo, este segundo encontro para tratar da criação do Campus Indígena serviu para apresentar a primeira versão do projeto e para colher impressões e sugestões dos interessados. “A ideia é calibrar a proposta, para que os cursos ofertados viabilizem a vida dos aldeados, sustentando a cultura local e, ao mesmo tempo, tornando a produção dos territórios indígenas integrada ao mercado das cidades”, analisou Giolo.

No final do encontro, foram criados Grupos de Trabalho (GTs). Um responsável por pesquisar as questões jurídicas e legais para construir um campus exclusivamente para alunos indígenas e outro responsável por analisar as Políticas Púbicas Educacionais e fundamentar a proposta de criação do Campus. O trabalho dos GTs será apresentado no próximo encontro para discutir o tema, marcado para o dia 14 de março, às 14 horas, no auditório da Unidade Seminário do Campus Chapecó.