"Se fosse um julgamento normal, seria vetado. Mas o mensalão é um vale-tudo e o STF, um serpentário"

Escrito en BLOGS el

E Joaquim Barbosa com esta história de voto fatiado conseguiu exatamente o inverso do que pretende com o julgamento da AP470: [blackbirdpie url="https://twitter.com/jorgeodaviriato/status/236626536441204737"]

Método de votar mensalão 'fatiado' visa participação de Peluso

Por: Vera Magalhães, em sua coluna na Folha

17/08/2012

'Goela abaixo' A estratégia de Joaquim Barbosa de fatiar seu voto no mensalão foi combinada previamente entre o relator e o presidente da corte, Carlos Ayres Britto, para viabilizar o voto de Cezar Peluso. Pego de surpresa, Ricardo Lewandowski se queixou de ser o "último a saber", como ocorrera na definição do cronograma do julgamento. "É tudo goela abaixo", reagiu um interlocutor do revisor. Barbosa optou começar pelos réus dos quais, nas palavras de um membro do STF, "quer a cabeça".

Muita calma... Minutos após o término da sessão, Britto, Celso de Mello e Marco Aurélio Mello tentaram acalmar Lewandowski na saída do plenário. Pediram a ele "tranquilidade" e asseguraram que seu "exaustivo" trabalho será respeitado.

... nessa hora Ante o semblante fechado do revisor, o trio contou até piadas para descontraí-lo.

Control V Lewandowski se levantou diversas vezes para reorganizar, por telefone com a equipe, a ordem do seu voto após o anúncio da metodologia adotada pelo relator.

Aos pedaços Contrários ao voto fatiado afirmam que a corte concederá a Peluso o direito de votar réu por réu e talvez se aposentar antes da conclusão do julgamento.

Vem aí Nas contas dos críticos da metodologia de Barbosa, o próximo da lista deve ser José Dirceu. "Se fosse um julgamento normal, seria vetado. Mas o mensalão é um vale-tudo e o STF, um serpentário", desabafa um membro da corte, irritado.

Que fase Primeiro a ter a condenação pedida pelo relator, o petista João Paulo Cunha enfrenta debate ao vivo na TV Bandeirantes contra os adversários na campanha pela Prefeitura de Osasco, amanhã pela manhã.

Tá valendo Em seu voto, Joaquim Barbosa não só validou as provas colhidas na CPI dos Correios como usou evidências elencadas no processo contra João Paulo no Conselho de Ética da Câmara.

Perplexos Reunidos depois da tensa sessão, advogados dos principais réus se queixaram da condução de Ayres Britto, que, na avaliação deles, acolhe todos os pedidos do relator do mensalão.

Paulo Moreira Leite: Fatiar é um novo casuísmo no mensalão? Celso Antônio Bandeira de Mello: “houve evidentemente um conluio da imprensa para tentar derrubar o presidente Lula na época” Paulo Moreira Leite: “Ninguém vai dizer: PQP!?” Entre as mais de 300 testemunhas, da acusação e da defesa, nenhuma delas descreveu as célebres “compras de voto”, “mesadas” do tal Mensalão Marcos Coimbra: Quem Julga? A Justiça não pode ser partidária: STF e os “mensalões” Jânio de Freitas: No momento, não se sabe o que a voz silenciosa da opinião pública pede aos seus magistrados mais altos Véi, na boa, cadê as provas? Nem o Bira tá curtindo #terceirizado Era melhor quando eu enrolava um solo de trompete O Chatô da Praça dos Três Poderes Gurgel: O Derico conta melhor Sarau do Gurgel Gurgel #chatiado Túlio Vianna: no STF o maior reality show jurídico brasileiro de todos os tempos Nas Olimpíadas da Corrupção DEM leva ouro, PMDB prata e PSDB bronze Marcelo Semer: Fazer do Mensalão processo político é grande erro judiciário “Media Wars – Como uma meia verdade pode ser pior que uma mentira” “Mensalão”: O Julgamento da Imprensa Paulo Moreira Leite:Verdades incômodas sobre o mensalão Paulo Moreira Leite: “Faltou muita coisa” no mensalão Rede Brasil Atual: ‘Mensalão’: STF não pode ceder a pressões, avalia Eliana Calmon Condenado pela mídia: uma retrospectiva das capas de Veja sobre “Mensalão” Carta Maior: O mensalão e o photoshop de um tempo histórico Venício de Lima: Os falsos paladinos da liberdade de expressão Os maiores escândalos de corrupção do Brasil ______________ Publicidade // //