Ser morador da Gamboa é: Ser violentado, agredido, ameaçado e engolir a seco sem ter a quem recorrer.

Escrito en BLOGS el

Por Sami George Sami* em seu Facebook 21/01/2014

Polícia Militar da Bahia(PM-BA) só desce na Gamboa de Baixo para agredir moradores. Conversando com um grande amigo, morador da Gamboa, ele me pede para olhar o Facebook dele; vejo umas fotografias de coisas queimadas na pista, moradores, carro da imprensa e polícia.

O motivo da operação? A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (SUCOM) estava lá, ontem (20), para derrubar parte de uma construção dita por eles: irregular. Motivados por uma denúncia que, de acordo com o meu amigo, foi alguém do condomínio Morada dos Cardeais, vulgo condomínio da Ivete (Ivete Sangalo). A incompetente Prefeitura de Salvador nunca se importou com a Gamboa de Baixo. A comunidade ficou abaixo da principal via, a Avenida Contorno, e tão logo foi totalmente esquecida.

Se você, independente da cor, desce ou sobe para a Gamboa, VOCÊ É SUSPEITO OU USUÁRIO DE DROGAS, é assim que polícia vai te enxergar. A polícia trata os moradores como lixo, e nestas horas eu gostaria de ser um inseto para poder ouvir o que eles falam sobre a Gamboa quando vão fazer alguma operação por lá.

Questionei meu amigo o porquê de eles não irem à delegacia prestar uma queixa contra abuso de autoridade e agressão física e a resposta que ele me deu foi: “NÃO SERVE PRA NADA”; olha em que ponto a dignidade de uma pessoa pode chegar. Ser violentado, agredido, ameaçado e engolir a seco sem ter a quem recorrer. Fiz meu trabalho de conclusão de curso sobre a Gamboa e uma vez tive o desprazer de ser chamado por estes dois homens fardados que ficam próximo à entrada da comunidade. A primeira pergunta foi: TEM DROGAS? Mas eu me senti tão impotente, tão amedrontado (por nada), que apenas respondi, NÃO. Esta não seria a resposta que eu gostaria de ter dado.

Eu queria responder com uma pergunta: MAS POR QUE HAVERIA DE TER DROGAS? E ai pensei que o medo não era tão por nada assim, porque eles gostam de interrogar e não de serem interrogados; uma abordagem agressiva poderia surgir e eles poderiam me levar para a delegacia e me enquadrarem: DESACATO. Mas eu só queria conversar, tentar entender a mente doentia, acéfala e o modus operandi deles. Quem sobe ou desce na Gamboa necessariamente precisa sair ou chegar com drogas? Na Gamboa não existe escola municipal, creche, posto de saúde, saneamento básico, coleta de lixo, acessibilidade, áreas de lazer (além do mar) porque os órgãos responsáveis (in)competentes não descem lá. A polícia desce, desce a porrada!

*Sami é jornalista, baiano, radicado no Rio de Janeiro.