Soninhafacts e a explicação 'tucana' para o Caos do Metrô

Escrito en BLOGS el

O título do post é uma provocação: eu sei que a ex-PT Soninha Francine é do PPS. Mas desde que saiu do PT foi agraciada com cargos no governo demotucano e agora faz parte da campanha de Serra na rede.

Soninha logo depois que soube do caos do metrô paulistano de hoje desandou a detratar o PT  de todas as formas. Mas nesta mensagem que capturei da tela do computador e reproduzi aí em cima, a ex-subprefeita da Lapa do governo Kassab afirma em letras garrafais que houve SABOTAGEM no metrô paulistano.

Tenho algumas perguntas a Soninha: Sabotagem de quem? valetudo para quem? medo de quem?

Dia desses vi um 'militante' tucano, que adora detratar seus opositores, dizendo que foi agredido por funcionários do metrô com camisa da Dilma que jogaram seu celular na parede. Ao se dirigir à delegacia para prestar queixa dos vândalos foi preso! A história era digna de primeira capa da Fôia. Mais uma pergunta para a Soninha: os sabotadores eram deste grupo?

Voltando à realidade: no post anterior fiz questão de selecionar ao menos quatro vídeos (além do da propaganda oficial) para que os leitores pudessem ter alguma idéia de como é o cotidiano do metrô paulistano.

Peguei vídeos de 2007, 2009, fevereiro de 2010 e de hoje. Qualquer internauta pode ir no youtube e fazer uma busca, vai se 'divertir' (estou sendo irônica) com o que encontrará sobre o tema. Tem, por exemplo, um vídeo longo de um cadeirante tentando embarcar sem ajuda e sem sucesso em sua empreitada, pois o vão entre o trem e a plataforma  é grande e ainda a altura entre a porta e a plataforma cria um degrau que impede os cadeirantes de se locomoverem com autonomia.

Enfim, a rede é maravilhosa porque podemos fazer jornalismo cidadão como bem apontou Emerson Luis, o primeiro que mostrou no twitter o vídeo do caos de hoje.

Entre 7 a 11 mil pessoas acessam o Maria Frô todos os dias, não é muita gente num país de quase 200 milhões, mas neste pedacinho da blogosfera procuro trazer fotos, textos e vídeos que de algum modo possibilitam discussões para que possamos ampliar nossa cidadania.

É triste quando vemos um figura pública, se esgoelar no twitter acusando a tudo e a todos para justificar as críticas que  o governo que representa recebe.

Houve um problema sério no metrô paulistano hoje, é um fato que os próprios usuários registraram de diferentes maneiras: fotos, vídeos e posts no twitter.

Qualquer governo responsável tem de investigar o que ocorreu e agir para que isso não se repita.

Mas sabemos que esse episódio está longe de ser algo fora da rotina. O metrô paulista está com superlotação em horário de pico ou fora dele, as suas linhas não atendem a enorme demanda da cidade.

Ao longo de longos dezesseis anos entrou governo tucano e saiu governo tucano e os moradores do estado e de sua capital sempre ouvindo a mesma conversa. Sabe o que é sabotagem, Soninha? Sabotagem é continuar elegendo representantes que fazem bonito só na propaganda.