Sueli Carneiro comenta 'negro de alma branca'

Escrito en BLOGS el

"Assim como votei em Erundina por saber que o projeto político que ela encarnava era o que atendia aos anseios da cidadania negra, vou continuar a ler Paulo Henrique Amorim pelo que ele significa na defesa da cidadania brasileira confiante que o ocorrido seja pedagógico especialmente para o nosso campo." Sueli Carneiro.

Não esperava outra coisa senão a honestidade intelectual de Sueli Carneiro expressa em seu texto sobre a polêmica PHA e Heraldo. Sem cheque em branco, sem oportunismo barato. Não se condena uma trajetória pelo uso infeliz de uma frase. Simples asssim.

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa!

Por: Sueli Carneiro, Geledés 24/02/2012

Caros blogueiros progressistas nas eleições de 1996 para a prefeitura de São Paulo a candidata de nosso coração Luiza Erundina em discurso inflamado contra o seu adversário Celso Pitta, bradou que Pitta era um negro de alma branca e que ela era a verdadeira representante do movimento negro posto que as bandeiras que ela representava eram as que contemplavam as necessidades e interesses dos negros de São Paulo. Essa velha militante negra que vos fala veio a público para contestar a então candidata lembrando-a de que uma das dimensões do racismo é negar a plena humanidade das pessoas e por plena humanidade entendemos a possibilidade de sermos, brancos e negros, do bem ou do mal. Assim são os seres humanos. Existiam, na época, razões políticas de sobra para criticar a candidatura de Celso Pitta, a única imprópria era tratá-lo de “negro de alma branca” por seu pertencimento ao campo ideológico adversário e seu comprometimento com suas práticas políticas e administrativas deletérias que são de conhecimento público. Um negro pode ser corrupto, se posicionar contra os interesses de sua gente etc..., o que podemos fazer diante disso é lamentar e combatê-lo politicamente jamais atribuir essa característica à sua condição racial. Aí mora o racismo, ao tentar encontrar a razão da “falha” na negritude da pessoa ou na suposta ausência dessa negritude em um@ negr@ como propõe a frase, negro de alma branca.

Há também incontáveis razões para criticar a Rede Globo e muitos de seus funcionários más, isso não autoriza ninguém a supor, sugerir ou inferir que um negro global tenha a “alma branca” por jogar o jogo da emissora.

Paulo Henrique Amorin errou em relação a Heraldo Pereira, ele sabe disso, deve pagar! Nenhuma pessoa negra que tenha dignidade aceita ver qualquer negr@ ser tachado de “negro de alma branca” ou por qualquer outro pejorativo relativo à sua raça. Ser progressista, de esquerda não é, necessariamente, antídoto contra o racismo; nem um cheque em branco para desvios dessa natureza. Assim como votei em Erundina por saber que o projeto político que ela encarnava era o que atendia aos anseios da cidadania negra, vou continuar a ler Paulo Henrique Amorim pelo que ele significa na defesa da cidadania brasileira confiante que o ocorrido seja pedagógico especialmente para o nosso campo.