Trabalhadores dos EUA: "Se o Lula foi presidente no Brasil, porque um trabalhador norte-americano não pode se candidatar aqui?

Escrito en BLOGS el
Uaw! Agora é que a Casa Grande pira de vez. Lula nos Estados Unidos pedindo engajamento político dos trabalhadores. Essa semana não vai prestar, vai ter colunista babando de raiva. 

Nos EUA, Lula pede mais engajamento dos trabalhadores na política

do blog Midia Crucis

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula  O ex-presidente Lula discursou na tarde deste domingo na cerimônia de abertura do Congresso Nacional do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Automobilística e Aeroespacial dos EUA, a UAW. Lula falou de improviso diante de uma plateia de cerca de 1200 pessoas e foi aplaudido diversas vezes durante as quase duas horas de seu discurso na cidade de Washington, nos EUA.

Para baixar fotos em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.

Lula estimulou os trabalhadores norte-americanos a buscarem uma maior participação política em seu país. “Em 30 anos, construímos o maior partido de esquerda da América Latina”, disse Lula. E foi apoiado por Bob King, presidente da UAW.”

“Se o Lula virou presidente, por que não podemos concorrer a mais cargos eletivos?”. Bob King apresentou Lula usando uma camisa do Corinthians, que recebeu de presente do ex-presidente pouco antes da Conferência e se disse orgulhoso por receber o ex-presidente. “Esta noite para mim é uma honra parecida com receber Nelson Mandela na UAW”, completou.

Durante seu discurso, Lula lembrou da importância da organização dos trabalhadores em todo o mundo.

“Na era da globalização, precisamos globalizar os direitos dos trabalhadores” e reforçou que a união de trabalhadores não deve ser só por salário, mas também por direitos. “Os trabalhadores precisam defender a si mesmo, não [delegar a] políticos que nunca estiveram num chão de fábrica. Ninguém mais vai defender os trabalhadores, e vocês sabem disso” .

E comentou sobre a tentativa de uma fábrica da Nissan, em Mississipi, de bloquear a atividade do sindicato: “Não podemos deixar isso acontecer”.

Lula recordou que a UAW o apoiou quando ele foi preso pelo regime militar. O ex-presidente lembrou momentos de sua carreira como político e como trabalhador. Contou, por exemplo, da conversa que teve com Bush, quando o então presidente americano buscava apoio para a guerra contra o Iraque. “Presidente, meu inimigo não é o Iraque, mas a fome do povo brasileiro”.

O evento foi transmitido ao vivo em inglês e em português pela internet. Outras informações sobre a conferência no Twitter, com a hashtag #uawcap e no facebook do ex-presidente: www.facebook.com/Lula