Urgente por quê? Por que é negro? Por que é inédito?

Escrito en BLOGS el

O Pedro Amaral já tinha me chamado a atenção no twitter sobre isso

[blackbirdpie url="http://twitter.com/phamaral/statuses/4612649132236800"]

E agora à noite o @GustavoPirestte me manda o link direto.

[blackbirdpie url="http://twitter.com/politica_estado/status/4608272862547968"]

O que desejo saber é: O que o coronel Gervásio pensa da instituição Polícia Militar?  O que o coronel pensa sobre o racismo e sobre o fato de no Brasil 70% dos jovens assassinados serem negros? Como tem sido a atuação do coronel Gervásio na Corregedoria da Polícia Militar?

Fui até o FlitParalisante mas não achei grandes respostas. Enquanto não as temos, fiquemos com as explicações da grande mídia sobre a chamada no twitter. É curioso ver a saia justa dela explicar seus espantos, você não acham?

No Twitter, Estadão destaca cor da pele de coronel da PM nomeado por Alckmin

Por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA

16/11/2010

O imediatismo do Twitter expôs uma gafe de um dos perfis do jornal O Estado de S.Paulo no microblog na tarde desta terça-feira (16).

Publicado em: 16/11/2010 17:07 No Twitter, Estadão destaca cor da pele de coronel da PM nomeado por Alckmin

Por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA

O imediatismo do Twitter expôs uma gafe de um dos perfis do jornal O Estado de S.Paulo no microblog na tarde desta terça-feira (16).
Ao anunciar a nomeação do Coronel Admir Gervásio Moreira para a Casa Militar de São Paulo, o perfil @politica_estado ressaltou o fato de ele ser "negro". "URGENTE: Alckmin deve anunciar nos próximos minutos um negro para ocupar a Casa Militar, Coronel Gervásio.(via @politica_estado)", dizia o post, que foi replicado pelo perfil geral do jornal, o @estadao, que tem 57,390 seguidores.
Imediatamente questionado pelos internautas, o perfil @estadao deletou o post e o republicou. "URGENTE: Alckmin deve anunciar nos próximos minutos Coronel Gervásio para a Casa Civil (via @politica_estado)", escreveu. Dessa vez, porém, dizendo que ele ocuparia a Casa Civil quando, na verdade, assumiria a Casa Militar do Estado. No @politica_estado, no entanto,  que possui 11.457 seguidores, a mensagem original ainda pode ser vista.
Reprodução
Post apagado do perfil @estadao
Os seguidores do jornal, no entanto, repudiaram a mensagem e indagaram: "Pergunto ao @estadao: qual a relevância de citar a raça do militar que foi nomeado por Alckmin, na manchete da notícia?", indagou o internauta @michel_bt.
Até a publicação desta matéria, o perfil do Estadão no Twitter não tinha se pronunciado sobre a gafe.
Ao Portal IMPRENSA, Otávio Dias, editor do portal Estadão.com, afirmou que não houve a intenção de discriminar o policial, mas destacar o ineditismo da nomeação. "A informação que eu tive da nossa repórter é que seria a primeira vez que um negro assumiria a função", explicou. Segundo ele, o jornal procedeu da mesma maneira em outros casos em que um negro assumiu determinado cargo pela primeira vez.  "Foi o caso do Joaquim Barbosa (ministro do Supremo Tribunal Federal) e do Pitta (ex-prefeito de São Paulo)", exemplificou.