Victor Farinelli: Desconstruindo uma peça de mau humor jornalística

Escrito en BLOGS el

Comentário de Victor Farinelli ao Editorial de O Globo, transcrito e comentado aqui Editorial de O Globo passa recibo para a blogosfera, sai em defesa de Veja, Policarpo e de seus próprios interesses.

De fato, o professor Hariovaldo teria escrito uma peça bem mais engraçada :)

Desconstruindo uma peça de mau humor jornalística

“Blogs e veículos de imprensa chapa branca que atuam como linha auxiliar de setores radicais do PT desfecharam uma campanha organizada contra a revista Veja, na esteira do escândalo Cachoeira/Demóstenes/Delta”.

-> Tem provas dessa afirmação ou é algo no mesmo grau de irresponsabilidade da dos “Blogueiros” de “Esquerda”, que não citavam nomes prá poder tachar todo mundo que critica a Veja de chapa branca? – aliás, parabéns aos “Blogueiros” de “Esquerda”, conseguiram alcançar o mesmo patamar dos editorias d´O Globo!!

“É indisfarçável, ainda, a tentativa de atemorização da imprensa (…) setores radicais do PT têm tentado transformar em rotina nos últimos nove anos, sem sucesso, GRAÇAS AO COMPROMISSO, ANTES DO PRESIDENTE LULA E AGORA DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEF (faltou um “f” aqui, não?), COM A LIBERDADE DE EXPRESSÃO”.

-> Não sei se minha memória me está enganando, mas acho que eram os opinólogos da Veja e da Globo (Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes, Arnaldo Jabor, Alexandre Garcia, e por aí vai) os que mais condenavam o Lula por ser um semi-ditador bolivariano em cruzada permanente contra a liberdade de expressão, não? Agora ele é um cara compromissado com a liberdade de expressão, que salvou o país das mordaças. As voltas que o mundo dá…

“A manobra se baseia em fragmentos de grampos legais feitos pela Polícia Federal na investigação das atividades do bicheiro Carlinhos Cachoeira, pela qual SE DESCOBRIU A VERDADEIRA FACE DO SENADOR DEMÓSTENES TORRES, OUTRORA BASTIÃO DA MORALIDADE…”.

-> Quem foi mesmo que alçou o senador Demóstenes Torres ao panteão dos “mosqueteiros da ética”? Qual foi a outra revista (a que grupo ela pertence?) que fez uma homenagem ao senador, com direito a dedicatória do Demetrio Magnoli e tudo? Tendo em vista as respostas das perguntas anteriores, a questão principal é: COMO NASCEM OS “BASTIÕES DA MORALIDADE”?

“Comparar Civita a Murdoch é tosco exercício de má-fé, pois o jornal inglês invadiu, ele próprio, a privacidade alheia”.

-> Já descontruído pela Frô no tópico, com a foto que ilustra o episódio em que Veja invadiu, ela própria, através de um de seus principais repórteres, o quarto de hotel onde estava o José Dirceu.

“Até aqui, nenhuma das gravações divulgadas indica que o diretor de “Veja” estivesse a serviço do bicheiro, como afirmam os blogs, ou com ele trocasse favores espúrios”.

-> Quer dizer que a revista não pode ser investigada? Que a ligação entre um jornalista e um bicheiro e a possibilidade de que a publicação tenha servido de lobby para um contraventor não pode ser investivada?

“Estabelecem as Organizações Globo em um dos itens de seus Princípios Editoriais: “(…) é altamente recomendável que a relação com a fonte, por mais próxima que seja, não se transforme em relação de amizade. A lealdade do jornalista é com a notícia””.

-> Não seria isso também passível de investigação? A Globo conhece algum jornalista que tenha mantido uma relação repórter-fonte de MAIS DE CINCO ANOS com um contraventor? Não seria o caso de verificar se essa relação realmente não ultrapassou o limite que separa o jornalismo da amizade e da cumplicidade?

(e que depõe em favor do bicheiro para cassar deputado como visto no segundo vídeo aqui)

“E em busca da notícia o repórter não pode escolher fontes. MAS AS INFORMAÇÕES QUE VÊM DELAS DEVEM SER ANALISADAS E CONFIRMADAS, ANTES DA PUBLICAÇÃO”.

-> Exemplos de informações que “foram analisadas e confirmadas, antes da publicação”, por parte da revista Veja, nos últimos anos: 1) grampo sem áudio, 2) conta do Lula no exterior, 3) ligação do PT com as Farc, e por aí vai…

“O Washington Post só pôde elucidar a invasão de um escritório democrata no conjunto Watergate porque um alto funcionário do FBI, o “Garganta Profunda”, repassou a seus jornalistas, ilegalmente, informações sigilosas”.

-> Peraê, o “Garganta Profunda” era um bicheiro? Um mafioso? Algum tipo de contraventor? Ah não, o próprio editorial diz que era um alto funcionário do FBI da época. Dá prá comparar isso com um “empresário do ramo dos jogos”?

“Só alguém de dentro do esquema do mensalão poderia denunciá-lo. Coube a Roberto Jefferson esta tarefa”.

-> E como é que agora o próprio Jefferson tem desmentido tudo?

“(…) não houve desmentidos das reportagens de “Veja” que irritaram alas do PT. Ao contrário, a maior parte delas resultou em ATITUDES FIRMES DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEF (faltou um “f”, de novo), que demitiu ministros e funcionários, no que ficou conhecido no início do governo como uma faxina ética”.

-> Acho que minha memória voltou a fraquejar, porque eu não lembro nem da Veja nem da Globo elogiando a “faxina ética” realizada pela Dilma RousseFF, no ano passado, mas sim criticando a “falta de critério na escolha de ministros”, mas posso estar enganado, de repente os editoriais deles naquele então coincidiam com este hoje, não?

Enfim, and i think to myself…

Leia também:

Jornal da Record: Inquérito da PF aponta ligação suspeita entre Cachoeira e revista Veja

Record: Documentos da PF mostram que Veja atendia a interesses de Cachoeira

Demóstenes, o ‘professor’ Cachoeira, Veja e as tramóias pra derrubar Dilma

Mino Carta desafia Civita

Quem quer melar a CPI? Recados de todos os lados… A quem servem?

Não é Demóstenes que é convicente é você que quer ser enganado

A pedido de Cachoeira, Demóstenes usa suas relações para transferir presos acusados de pertecer a grupo de extermínio

E começou a CPI. Começou quente, apesar de tanta Cachoeira

Veja Cascateira

UIA! Para Folha, agora, Cachoeira é ‘superbicheiro’ e ombudskvinna diz que imprensa deve revelar sua relação com ele