XI de Agosto convida todos ao Ato contra o Racismo do JK Iguatemi, hoje às 12 horas

Escrito en BLOGS el

"NOTA SOBRE OS "ROLEZINHOS"

“Rolé Contra o Racismo no JK Iguatemi” neste sábado (18/01) às 12 horas, no Parque do Povo.

Página do Evento: ROLÉ CONTRA O RACISMO JK IGUATEMI – Para denunciar Shopping, Polícia, Justiça e Estado racistas!

O fenômeno conhecido por “rolezinho” – passeio em grupo realizado por jovens advindos de regiões periféricas, principalmente de São Paulo, em shopping centers – tem despertado a atenção da imprensa e da sociedade brasileira por seu ineditismo e pelo profundo conteúdo sociológico que carrega. Trata-se da ocupação de espaços tradicionalmente destinados às elites por classes marginalizadas e historicamente distantes da cultura de consumo, tendo se transformado em momentos de violência e repressão – como ocorre usualmente com várias formas de expressão cultural de massa.

Esse movimento alcança tanto um caráter de protesto espontâneo, resultante da divisão de classes na nossa sociedade, como de manifestação da vontade, por parte dos mais pobres, de usufruir de espaços construídos visando como alvo as classes mais abastadas.

As respostas dadas aos diversos “rolezinhos” escancaram o cunho classista e racista presente em nossa sociedade e em nossas instituições. Primeiramente, a tentativa de alguns shoppings de vedar judicialmente a entrada desses jovens é repugnante, pois revela que, na visão dos empresários que gerem esses estabelecimentos, pobres e pretos não são admitidos nesses locais. Ainda, é uma prova de que parte de nossas classes média e alta rejeitam a convivência com setores economicamente inferiores.

Também, a liminar concedida pela Justiça de São Paulo acatando tal demanda dos shoppings revela que nosso Poder Judiciário não passou pela devida democratização, e ainda funciona sob a lógica da exclusão de direitos mediante influência do poder econômico. Trata-se de expressão institucional de classismo e racismo impregnados em nossa Justiça, que são incompatíveis com a finalidade a que esse Poder se destina.

Por fim, o tratamento repressor dado pela Polícia Militar paulista apenas reafirma sua incapacidade de servir a uma democracia com justiça social, além de reacender a urgente necessidade de realizarmos a desmilitarização das forças policiais no nosso país.

Nesse sentido, o Centro Acadêmico XI de Agosto - Gestão Coletivo Contraponto repudia as respostas dadas pelos organismos mencionados; e convida todas e todos para o “Rolé Contra o Racismo no JK Iguatemi” neste sábado (18/01) às 12 horas, no Parque do Povo. São Paulo, 13 de janeiro de 2014

Leia também:

Wagner Iglecias: Quem é dono dos pobres, afinal?

Associação Brasileira de Shopping Centers consegue censurar páginas de rolezinhos no Facebook

O shopping center – caixa fechada à paisagem urbana e negação da rua – tem papel central na morte da cidade

Jovens negros são hostilizados e humilhados no shopping Parangaba, Fortaleza

Leandro Beguoci: Rolezinho e a desumanização dos pobres

“Rolezinhos” se espalham pelo País: teremos as jornadas de janeiro?

Vitor Teixeira: Rolezinho e o Apartheid

A classe C da Era Lula vai ao shopping, a burguesia reage e a PM capitão do mato faz o serviço sob a proteção da Justiça!

Haddad não criminaliza os rolezinhos e sabe que jovens precisam de mais espaços públicos