XI de agosto fez protesto por Justiça no caso Kaíque

Escrito en BLOGS el

Peço desculpas aos garotos do XI de agosto que me pediram ajuda nesta convocatória para um ato tão importante, na correria deixei passar.

Reproduzo mesmo assim para registro porque o texto da convocatória traz importantes reflexões a respeito do assassinato de um jovem negro com claros indícios de um crime de ódio, movido pela homofobia. 

NOTA XI DE AGOSTO CONVOCANDO PARA O ATO-PROTESTO POR JUSTIÇA NO CASO DE KAÍQUE, NESTA SEXTA 17.01, ÀS 18H30, NO LGO. DO AROUCHE

Importante Ato-Protesto por justiça no caso de Kaique, vítima de homicídio em SP na última sexta-feira. Ato amanhã (sexta-feira), 17 de janeiro, às 18h30, com concentração no Largo do Arouche, no Centro. A homofobia e a transfobia são problemas ainda vistos hoje na sociedade brasileira. Fruto da ignorância e do preconceito, fazem vítimas de violência moral e física todos os dias.

O papel do Estado é construir políticas públicas que promovam a diversidade e efetivem outros valores, baseados numa cultura democrática e de liberdade. No tocante a prevenção, urge a aprovação no Legislativo do PLC 122/2006, vilipendiado na anexação ao projeto de reforma do Código Penal, para criminalizar atos de homofobia e transfobia, os chamados crimes de ódio.

Dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, em relatório de 2012, apontam o perfil da homofobia em nosso país: 52% das vítimas identificadas são negras, 61% jovens até 29 anos (http://www.sdh.gov.br/assuntos/lgbt/pdf/relatorio-violencia-homofobica-ano-2012).

As investigações estão sendo conduzidas. Contudo, o XI de Agosto vem expressar seu repúdio a qualificação, por parte do 2º DP (Bom Retiro), do caso como “suicídio”.

Há fortemente indícios de que o caso de Kaíque seja mais uma violência homofóbica de um jovem e negro, na cidade de São Paulo. Seu corpo foi encontrado no sábado, mutilado, após o jovem ter ido a uma festa na sexta à noite. Sem dentes, com hematomas na cabeça (provavelmente ocasionado por chutes), e com uma barra de ferro atravessando sua perna, com evidentes sinais de tortura física.

No atestado de óbito, consta inclusive traumatismo craniano como causa mortis. Seu corpo foi enterrado ontem, sem velório, em Taboão da Serra.

O XI de Agosto expressa sua solidariedade à família e aos amigos e amigas de Kaíque. Tal barbárie não pode ser considerada pelo aparato policial do Estado de São Paulo enquanto “suicídio”.

Tal crime não pode permanecer sem a devida tipificação. A homofobia e a transfobia não podem mais ser toleradas na sociedade brasileira!

Criminalização da homofobia e da transfobia já! O Centro Acadêmico XI de Agosto – Gestão Coletivo Contraponto estará presente e convoca tod@s estudantes para somar forças no Ato-Protesto amanhã (sexta), às 18h30, com concentração no Largo do Arouche, no Centro de SP.

Temas