Milos Morpha

por Cesar Castanha

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
07 de janeiro de 2011, 20h59

A Origem

 Leonardo DiCaprio na praia, Leonardo DiCaprio em uma reunião com coreanos, Leonardo DiCaprio com Mario Cotillard. E assim começa “A Origem” (Inception, 2010). Os primeiros 15 minutos do filme são completamente confusos e você teme ser assim pelo resto do longa, então uma explicação: é um sonho, continuou sem entender por mais 5 minutos? Era outro sonho. Isso mesmo, um sonho dentro de um sonho! Para Cobb (DiCaprio, sempre ótimo no papel de pessoa com a mente fudida), engenheiro de sonhos, não é algo incomum pois seu trabalho é descobrir segredos através dos sonhos das pessoas. Porém, Saito (Ken Watanabe) quer contratá-lo pra fazer algo diferente: inserrir um pensamento no suconsciente do herdeiro de uma das maiores empresas de energia do mundo.
 E assim o filme acontece, viajando pelos sonhos alheios em missões que arriscam suas sanidades mentais, um grupo de 6 pessoas tentam fazer Robert Fischer (Cillian Murphy) destruir o império do pai. Para atrapalhar temos Mal  (Marion Cotillard), esposa morta do protagonista que ainda assombra seu subconsciente.
 O filme pode ser bem inferior em nível de filosofia se comparado a Matrix (com premissas semelhantes), até mesmo superficial quando se trata da psicanálise dos sonhos. Mas é grandioso ao estuprar a mente de Cobb e Mal, os rumos tomados pelos dois personagens (mostrados em flashback) é o que dá luz ao longa. Sem falar é claro do raciocínio similar a um jogo de videogame no momento da incerssão. Fica difícil não imaginar um jogo do mesmo, tanto que este já está confirmado.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags