Anos 80: Síntese de uma batalha

Escrito en BLOGS el
Os anos 70 foram considerados o renascimento hollywoodiano, os diretores sairam de tras das asas do estúdio e passaram a fazer filmes por eles mesmo, sem aceitar os dedos dos financiadores maculando seu sagrado projeto. Dessa revolução surgiram: Poderoso Chefão, Bonnie e Clyde, Laranja Mecânica, Chinatown, entre outros clássicos.
Os anos 80 é a síntese da disputa de produtores vs. diretores, agora os filmes embora ainda fossem dirigido de forma independente, havia o comprometimento por parte da direção de gerar dinheiro. Eis alguns dos filmes mais vistos dos anos 80:
Ovelha negra dos chamados "moleques de hollywood" (Coppola, Scorcesse, Altman, etc), Steven Spilberg sempre teve um gênero voltado para o comercial. Foi dele o primeiro grande blockbuster (Tubarão). Com E.T. Spilberg amadurece e concilia seu senso comercial e criativo. O filme é uma obra de arte da narrativa cinematográfica, clássica história sobre aceitar o desconhecido (previamente rejeitado em "Tubarão"). Um dos melhores elencos infantis do cinema fazem de E.T. inesquecível.

A saga "Star Wars" começa nos nos anos 70, mas tem seu clímax tempos depois em 1983. George Lucas teve a capacidade de criar uma infinidade de personagens que são até hoje ícones da cultura pop. Darth Vader, Princesa Léia, Luke Skywalker, Han Solo e os simpáticos robôs R2D2 e C3PO. Talvez pela falta de boa parte desta coletânea de personagens eternos a 2ª parte da saga (lançada nos anos 2000) não deu certo.
O que acontece quando os dois maiores criadores de aventuras se juntam para fazer um longa metragem?
Resposta: Um filme pipoca de primeira! Misturando aventura, ação e fantasia, "Caçadores da arca perdida" e todas as continuações com o arqueólogo Indiana Jones fizeram um estrondoso sucesso nos anos 80. Não é de se surpreender! Como não se encantar com o carisma do Professor Jones e não perder o fôlego com cada cena de perseguição, seja por uma pedra ou por nazistas. Indiana Jones é o símbolo dos anos 80 e o que ele tem de melhor.

Quase um filme B (estilo de filme exibido em cinemas trashs nos EUA), porém ainda um dos mais importantes do gênero. A vitória de Batman de Tim Burton nas bilheterias abriu as portas para outros filmes de super-heróis chegarem aos cinemas. Não adianta comparar Jack Nicholson e Heath Ledger, os dois coringas são personagens extremamente diferentes (mais sobre isso no post: Batman, psicologia do morcego). O filme pode ter envelhecido mal, mas ainda merece uma segunda conferida.
Uma de minhas aventuras preferida, "De volta para o futuro" é definitivamente o melhor filme do gênero viagens no tempo. Marty McFly e sua máquina responsável por lhe trazer de volta a sua origem em 1955 representam a infância de muita gente nascida nos anos 80/90. O filme é parte de uma trilogia que incluiu o ótimo "De volta para o futuro 2" e o fraco "De volta para o futuro 3". Mesmo com seus maus momentos, ainda não se fez filme similar até hoje.