por Cesar Castanha
Mais uma vez, listo meus filmes preferidos do ano que passou e tento justificar um pouco algumas das preferências. E como sempre, seguindo os links, você pode encontrar textos mais completos sobre cada filme. O ano passado foi muito duro, e acredito que o cinema refletiu um pouco essa dureza. Nocturama talvez seja o filme que busque mais fundo o desamparo desse momento como uma sensibilidade, seguindo um grupo de jovens que arquitetam vários pequenos atentados em Paris por motivações pouco claras e com consequências perversas.
Filme:
- Nocturama
- American Honey
- A Morte de Luís XIV
- Martírio
- Amor e Amizade
- O Que Está por Vir
- O Ornitólogo
- Toni Erdmann
- Ave, César!
- La La Land
Direção:
- Bertrand Bonello (Nocturama)
- Albert Serra (A Morte de Luís XIV)
- Whit Stillman (Amor e Amizade)
- Andrea Arnold (American Honey)
- Mia Hansen-Love (O Que Está por Vir)
Atriz:
- Sônia Braga (Aquarius)
- Sandra Hüller (Toni Erdmann)
- Emma Stone (La La Land)
- Isabelle Huppert (O Que Está por Vir)
- Ruth Negga (Loving)
Acho muito interessante que o filme de Maren Ade leve o nome Toni Erdmann, o mesmo da figura que o personagem de Peter Simonischek cria para tentar se aproximar do mundo da filha, interpretada por Sandra Hüller. Esse segundo personagem de Simonischek no filme, acredito, é uma pequena caricatura do primeiro, uma referência ao palhaço excêntrico que a filha acredita que ele seja. O que os dois personagens do ator têm em comum é uma falta de carisma tocante que Simonischek traz ao filme e que está sempre em diálogo com a personagem de sua filha o percebe e como nós o percebemos.
Ator:
- Peter Simonischek (Toni Erdmann)
- Jean-Pierre Leaud (A Morte de Luís XIV)
- Joel Edgerton (Loving)
- Jun Jae-young (Certo Agora, Errado Antes)
- Vincent Cassel (Meu Rei)
Nas premiações da temporada, Mahershala Ali tem sido o ator mais aclamado do elenco fantástico de Moonlight. O ator está ótimo no filme e merece o reconhecimento depois de uma considerável carreira interpretando papeis bem aquém de seu talento. Mas acredito que o grande brilho do filme está na atuação de Ashton Sanders, que interpreta Chiron quando adolescente. Sanders traz adiante toda a vulnerabilidade daquele personagem, o seu medo e suas dúvidas. Se o filme é eventualmente esquemático, a atuação de Sanders parece fluir a partir de como aquele personagem se relaciona com seu universo.
Ator Coadjuvante:
- Ashton Sanders (Moonlight)
- Tom Bennett (Amor e Amizade)
- Dany DeVito (Wiener-Dog)
- Lucas Hedges (Manchester à Beira-mar)
- André Holland (Moonlight)
Atriz Coadjuvante:
- Lily Gladstone (Certas Mulheres)
- Dani Nefussi (Mãe Só Há Uma)
- Viola Davis (Fences)
- Min-hee Kim (A Criada)
- Maeve Jinkings (Aquarius)
Elenco:
- Certas Mulheres
- Toni Erdmann
- Amor e Amizade
- Ave, César!
- American Honey
Roteiro:
- O Que Está por Vir
- Toni Erdmann
- Ave, César!
- Kubo e as Cordas Mágicas
- O Ornitólogo
Montagem:
- Nocturama
- Amor e Amizade
- Toni Erdmann
- Tower
- O Que Está por Vir
O que mais gosto em Manchester à Beira-mar é como o filme parece muito preocupado em mostrar certa melancolia que emana da paisagem daquela região e como isso afeta o seu protagonista, afastado dali por uma tragédia e por sua própria culpa.
Fotografia:
- Manchester à Beira-mar
- American Honey
- O Ornitólogo
- Nocturama
- Kubo e as Cordas Mágicas
Num momento em que boa parte dos artistas americanos se virou contra Trump, as personagens de American Honey, com a bandeira dos confederados estampando seus biquinis, dançam ao som de Rihanna. Há algo muito forte no filme sobre o quão próximo e o quão distante ao mesmo tempo aqueles personagens estão da situação política do país. A maneira como se comportam, as roupas que vestem e a música que ouvem trazem à tona uma América presa às suas contradições.
Trilha Sonora Adaptada:
- American Honey
- Tower
- Aquarius
A música de La La Land é a homenagem mais bem-sucedida do filme ao cinema musical a que de tantas maneiras se refere, nostalgicamente. O compositor francês Michel Legrand parece ser a principal referência para o excelente trabalho de Justin Hurwitz, que cria uma atmosfera sonora muito coesa para o filme. As letras de Pasek e Paul, dois dos melhores letristas do teatro musical contemporâneo, acrescentam à música certo humor trágico, uma esperteza lírica rara até mesmo para os padrões do teatro recente, criando talvez a melhor sequência de pastiches desde Follies, de Stephen Sondheim.
Trilha Sonora Original:
- La La Land
- Kubo e as Cordas Mágicas
- Sing Street
Trabalho de Som:
- Sarah Winchester, ópera fantasma
- Kubo e as Cordas Mágicas
- Sing Street
Curta ou Média-metragem:
- O Delírio É a Redenção dos Aflitos
- Sarah Winchester, ópera fantasma
- Dear Renzo
Documentário:
- Martírio
- Gente Bonita
- Coração de Cachorro
Animação:
- Kubo e as Cordas Mágicas
- Tower
- Festa da Salsicha
Cenografia:
- Nocturama
- O Delírio É a Redenção dos Aflitos
- La La Land
Figurino, Cabelo e Maquiagem:
- A Morte de Luís XIV
- American Honey
- La La Land
Desenho de Produção:
- Meu Amigo, o Dragão
- La La Land
- A Bruxa
- Kubo e as Cordas Mágicas
- Rogue One
Menção Honrosa:
Easy, série de Joe Swanberg
Edições anteriores: