Carros 2: Impressões Gerais

Escrito en BLOGS el

Quando em 2006 começaram a divulgar o primeiro Carros da Pixar confesso que tive preconceitos. Nunca fui desses meninos que quando criança era obcecado por carros, adrenalina e velocidade. E era justamente nesse sentimento que se apoiava a campanha publicitária do filme, com toda razão no que diz respeito ao trabalho de vender o filme para crianças e ainda condizente com a história do longa (um carro de corrida que se perde às vésperas da final de um campeonato decisivo). Quando, depois de um tempo, desci do salto e vi o filme em DVD me surpreendi positivamente, o filme não é dos melhores da pixar mas é simples e bonito, um bom passatempo de domingo.
Essa semana então me dispus a assistir “Carros 2” apesar das péssimas críticas (menos de 40% no Rotten Tomatoes), confesso a falta de profissionalismo de ter visto apenas uma hora. E aqui estão minhas impressões gerais sobre o filme com base nesta (longa) hora:
O filme é ruim, não há como usar outros eufemismos, péssimo para o padrão Pixar e regular para o padrão normal. A metáfora que no primeiro justificava um bocado de meios de transporte falantes (a cidade abandonada e um comércio em crise pelo mal cuidado com uma estrada) já não existe mais, esta é substituída por uma infinda chatíssima temática ambiental enfiada de qualquer jeito na história. Os “carros” fazem cada vez menos sentido quando um espião britânico confunde o Mate (catarse cômica do primeiro filme) com um de seus companheiros agentes secretos. Ok, é um filme de espionagem estrelado por carros, barcos e aviões falantes. Sim, tem as corridas, que pelo menos até a primeira hora de filme não se manifestam como de real importância. Tudo isto só torna o enredo uma grande bagunça e as piadas, o melhor meio de encaixar automóveis na trama, não proporcionam sequer um sorriso de canto de boca.
Por meu amor à Pixar, gostaria de encerrar com um porém mas será com um ainda mais. Tecnicamente o filme é muito fraco, a dublagem original fica muito abaixo da dublagem nacional do primeiro filme e por muitas vezes você tem a impressão de estar vendo aqueles desenhos computadorizados bizarros que a Discovery Kids exibe para crianças de até um ano. Enfim, resta apenas um grande lamento.